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Toyota pagará multa milionária por tentar "enganar clientes"

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Novembro de 2023 às 20h35

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Chandler Cruttenden/Unsplash/CC
Chandler Cruttenden/Unsplash/CC
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A Toyota foi condenada pelo Consumer Financial Protection Bureau, órgão dos Estados Unidos com funções equivalentes às exercidas pelo Procon, a pagar uma multa de US$ 60 milhões por, “enganar os clientes com produtos desnecessários e difíceis de cancelar”.

A multa não foi aplicada por conta de problemas com os carros da montadora, mas pelos serviços oferecidos pelo Toyota Motor Credit Corporation, braço financeiro da empresa responsável por contratos de leasing e financiamento de carros da marca nos Estados Unidos.

De acordo com o Consumer FInancial Protection Bureau, os funcionários da empresa incluíram uma série de serviços aos contratos dos clientes que financiaram carros da Toyota sem o conhecimento ou aprovação dos compradores. Além disso, erravam nos valores cobrados, dificultavam e impediam o cancelamento das novas taxas quando os clientes tomavam ciência delas.

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Os relatos dos clientes indicam que a Toyota ofereceu uma linha telefônica para que todos os cancelamentos desejados fossem solicitados, mas teria instruído os funcionários a dificultarem ao máximo a tarefa e, quando não houvesse mais jeito, orientar aos insatisfeitos que fizessem o pedido por escrito e não mais por telefone.

Divisão da multa

A multa de US$ 60 milhões que a Toyota terá de arcar por conta do seu braço financeiro será paga da seguinte forma:

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  • US$ 32 milhões aos consumidores que não foram reembolsados,
  • US$ 9,9 milhões aos que não conseguiram cancelar apólices,
  • US$ 6 milhões para quem recebeu informações falsas,
  • US$ 52.000 para os que receberam reembolsos imprecisos.

Os US$ 12 milhões restantes deverão ser depositados pela fabricante de carros japonesa em um fundo criado para auxiliar as vítimas da agência responsável pelo leasing e pelo financiamento dos carros da marca.