Toyota lança app para acabar com um dos maiores problemas dos híbridos plug-in
Por Danielle Cassita |

A Toyota anunciou seu novo app ChargeMinder, que promete mudar a forma como os motoristas carregam seus carros. Desenvolvido em parceria com o Toyota Research Institute, o app transforma o ato de carregar em uma experiência divertida, com direito a recompensas e mensagens de incentivo. A novidade já foi testada nos Estados Unidos e no Japão, com resultados positivos.
- Peugeot derruba preços e novo SUV sai mais barato que Volkswagen Tera
- Jeep derruba preços do Compass Sport e SUV fica mais em conta que Kardian
A ideia do app veio de um problema recorrente com os donos dos PHEVs: eles não plugam os carros, ou seja, usam os veículos de forma semelhante como fazem com os modelos a combustão. O resultado: a economia de combustível e redução de emissões são comprometidas, reduzindo a eficiência da tecnologia.
Pensando nisso, a montadora investigou uma forma de usar a ciência comportamental como um incentivo para hábitos de recarga mais consistentes. É aqui que entra o ChargeMinder, app desenvolvido a partir das pesquisas da divisão de Inteligência Artificial Centrada no Humano (HCAI).
App da Toyota
Entre os recursos disponíveis no app estão os “streaks” (sequências de carregamentos seguidos), alertas sobre os melhores horários para plugar o veículo com base nos momentos de maior oferta de energia renovável e até recompensas por boas práticas.
Nos Estados Unidos, o app fez com que proprietários de híbridos plug-in aumentassem em 10% a frequência de recargas. Já no Japão, 59% dos usuários passaram a carregar seus carros nos horários de maior disponibilidade de energia limpa, o que representou quase 30 horas adicionais de recarga diurna por veículo durante o período do estudo.
Embora os resultados sejam positivos, vale lembrar que os resultados do impacto ambiental do recarregamento desses carros ainda são limitados se considerarmos os modelos 100% elétricos, porque estes não dependem dos motoristas para emitir zero poluentes no uso diário.
Leia também:
- Chevrolet derruba preços do Onix, Tracker e Montana por tempo limitado
- CNH vencida: qual é o limite de tempo para renovar sem perder a habilitação?
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?
Fonte: Toyota