Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Toyota está pronta para lançar sistema operacional próprio para carros

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Janeiro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/Toyota
Divulgação/Toyota
Tudo sobre Toyota

A Tesla deu o pontapé inicial, a General Motors seguiu o exemplo e agora a Toyota anunciou que planeja desenvolver seu próprio sistema operacional para carros.

Segundo Nikkei Asia, a ideia dos executivos da montadora japonesa é lançar o Arene no mercado até, no máximo, 2025. A partir daí, o leque se abrirá.

A reportagem revela que a Toyota não manterá o sistema operacional apenas para seus próprios veículo e também o disponibilizará para suas afiliadas, como a Subaru.

Continua após a publicidade

O sistema operacional próprio terá desde funções básicas até recursos bastante avançados, como as tecnologias de direção autônoma - algo que Tesla e GM também têm dado bastante atenção.

Como será o Toyota Arene?

Freios, acelerador, volante, sistemas de segurança e informações de tráfego e localização serão apenas algumas das funções que ficarão a cargo do Toyota Arene. Segundo o Nikkei Asia, todos os veículos com o sistema operacional, independentemente da marca ou modelo, terão acesso às funções compartilhadas.

Continua após a publicidade

Para superar a concorrência já existente, a Toyota quer aumentar a participação de especialistas em software em suas contratações de recém-formados em engenharia para entre 40% e 50% neste semestre, ante cerca de 20% anteriormente.

A imprensa japonesa ressaltou ainda que, embora a Toyota não tenha revelado abertamente o quanto vai investir no desenvolvimento de software, ela aparenta estar determinada a se inclinar mais nessa direção, ampliando o quadro de funcionários da área para até 18 mil colaboradores.

Fonte: Nikkei Asia