Publicidade

Toyota está desenvolvendo faróis inteligentes; veja para quê ele vai servir

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Março de 2022 às 16h20

Link copiado!

Reprodução/Cartoq
Reprodução/Cartoq
Tudo sobre Toyota

O Centro Colaborativo de Pesquisa de Segurança (CSRC) da Toyota quer ajudar a aumentar a segurança no trânsito para pedestres, ciclistas e para os próprios veículos, e acredita ser possível alcançar esse objetivo por meio de faróis inteligentes.

A preocupação aumentou depois que a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA) divulgou o registro de um aumento acentuado de acidentes no trânsito durante o ano de 2021.

De acordo com os dados mais recentes, foram mais de 6.000 acidentes no ano, confirmando a tendência de aumento em torno de 46% na última década. E boa parte destes acidentes acabou causando a morte de ciclistas e pedestres.

Continua após a publicidade

Para tentar amenizar o cenário, a Toyota vem desenvolvendo faróis inteligentes para seus carros, capazes de “conversar” com pedestres e ciclistas. O sistema recebeu o nome de “faróis adaptativos”.

Como funcionam os faróis inteligentes da Toyota?

O funcionamento dos faróis inteligentes da Toyota combina o uso de luzes em LED e de chips de computador. A junção dos elementos culminaria na projeção de sinais luminosos em um amplo feixe na rua ou na estrada, alertando pedestres, motoristas na direção contrária e ciclistas sobre eventuais perigos.

Continua após a publicidade
“Muitas vezes o pedestre ou ciclista não sabe que um carro está vindo atrás deles. Se ambos os lados souberem exatamente o que está acontecendo, isso pode ajudar a melhorar a segurança", simplificou Rini Sherony, engenheira-chefe sênior do CSRC em Ann Arbor, Michigan.

Os faróis adaptativos da Toyota projetam luzes no chão, ora com uma mensagem escrita, ora com um ícone similar a um triângulo, com um ponto de exclamação dentro. As luzes podem ser brancas ou vermelhas, dependendo da intensidade e da proximidade do perigo.

Após uma série de testes realizados em um simulador, o saldo foi positivo. Segundo Sherony, essas medidas, aliadas {a frenagem automática, podem reduzir bastante os alarmantes números de mortes no trânsito.

Continua após a publicidade

Ainda não há, no entanto, uma data determinada para a Toyota colocar efetivamente o sistema de faróis inteligentes no mercado, mas tudo indica que isso deva acontecer em um futuro próximo.

“Estamos procurando maneiras de salvar mais pessoas na estrada”, concluiu a engenheira-chefe.

Fonte: Toyota