Teste: Zeerk 7X é SUV para família com mais de 600 cv
Por Lucas Parente |

A Zeekr desembarcou no Brasil no último trimestre do ano passado, se diferenciando de outras marcas chinesas por seu portfólio de carros elétricos de luxo. A empresa chegou por aqui com dois modelos: o X e o 001. Agora, traz o 7X, um SUV de porte médio para grande, para compor sua gama de produtos no país.
- Zeekr 7X: SUV que carrega em 13 minutos chega para brigar com BMW e Porsche
- Carro chinês que vem ao Brasil é eleito um dos mais belos do mundo
Comandada pelo Grupo Geely, mesmo da Volvo e da britânica Lotus, a Zeekr surgiu há cerca de quatro anos na China e começou há pouco tempo sua expansão para outros mercados mundiais.
O 7X foi o escolhido pela marca para encabeçar a briga contra os SUVs de luxo de outras marcas já consolidadas. Com 646 cv de potência e porte semelhante a um Audi Q6 e-tron, o modelo da Zeekr se destaca principalmente por seu preço: R$ 448 mil, bem abaixo quando comparado aos seus rivais diretos.
Por fazer parte do Grupo Geely, ele se aproveita de tecnologias de outras marcas parceiras. Todos os carros da Zeekr são montados sobre a plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture), também utilizada pelo Volvo EX30, mas suas dimensões são completamente diferentes. São 4,79 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,65 m de altura e 2,9 m de entre-eixos.
Para fornecer energia ao 7X, há uma bateria de 100 kWh de capacidade capaz de rodar 423 km somente com uma carga, de acordo com o Inmetro. Por ter uma plataforma de 800 V, o carregamento pode ser feito em estações ultrarrápidas de até 400 kW — que são raros de se encontrar pelas ruas brasileiras. Nas condições perfeitas, ele pode ir de 10% a 80% em cerca de 13 minutos. Em corrente alternada (AC), ele aceita até 22 kW, carga padrão de wallboxes que podem ser instalados em casa.
Visual elegante
Visualmente, ele mantém o padrão de design da empresa, que não segue a mesma receita vista em outras marcas chinesas — o que é bom. Os carros da Zeekr têm mais personalidade, com linhas agradáveis, porte robusto e conjuntos ópticos únicos.
O Zeekr 7X não fica fora disso: Na frente há um enorme conjunto em led, com faróis e uma barra capaz de escrever frases completas, mas ainda não se sabe se isso será oferecido no Brasil. O capô arredondado se complementa com vincos nas extremidades, rodas de 20 polegadas e um teto panorâmico inteiriço.
A coluna C tem um leve caimento cupê, que deixa a carroceria ainda mais elegante e luxuosa. A traseira, no entanto, segue o padrão com lanternas full led, para-choque pintado em preto brilhante e um pequeno spoiler acima do teto.
Mantendo a elegância do exterior, a cabine mantém o nível de alto padrão, com acabamento em couro Nappa, materiais em soft touch, assentos dianteiros com ventilação, massagem, aquecimento e ajustes elétricos, e um sistema de som premium com 21 alto-falantes. Há ainda central multimídia de 16”, quadro de instrumentos digital de 13” e um head-up display de 36,2”.
Desempenho de esportivo e carroceria de SUV
O primeiro encontro que tivemos com o Zeekr 7X foi durante seu evento de lançamento no Circuito Panamericano, no interior do estado de São Paulo. Não tivemos a oportunidade (ainda) de dirigir o SUV em ciclos urbanos ou rodoviários, mas somente na pista. Mesmo assim, nossa primeira impressão foi de um carro robusto, tecnológico e (muito) potente.
Os 646 cv e mais de 72 kgfm de torque entregam uma direção extrema na pista, algo que claramente não será repetido nas ruas brasileiras. O 0 a 100 km/h é feito em 3,8 segundos, marca semelhante ou melhor que muitos esportivos à venda no mercado.
Nessas condições, deu para ter noção de forma precisa como a tração integral e a suspensão trabalham de forma conjunta, mantendo o carro grudado no chão, mesmo em curvas em velocidades mais altas.
Mesmo próximo dos 5 m de comprimento, o comportamento da carroceria é ótimo em altas velocidades, se mantendo estável o tempo todo e com uma direção elétrica muito direta e responsiva.
Em termos de espaço e conforto, o Zeekr 7X também não deixa a desejar, afinal são 2,9 m de entre-eixos. Há muito espaço dentro da cabine, principalmente para os ocupantes traseiros. O porta-malas tem 616 litros de capacidade, e com os bancos traseiros rebatidos, ele chega a 1.978 litros.
Pela bagatela de R$ 448 mil, o SUV se torna um grande competidor na faixa até os R$ 500 mil, entregando mais potência e até mais espaço que os seus rivais diretos.
Leia também:
- Zeekr 7X: Andamos no "futuro pesadelo" do Porsche Macan e da BMW X
-
Manobrista, sala sobre rodas e "salva pet": Zeekr exibe suas tecnologias