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Tesla tem boas vendas do Model 3, mas fica abaixo das 6 mil unidades semanais

Por| 02 de Outubro de 2018 às 14h51

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Divulgação/Tesla
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A Tesla finalmente está começando a se acertar com a produção dos seus carros. A empresa divulgou números de fabricação e entrega de seus modelos nos último trimestre e, ao todo, foram entregues 83,5 mil carros da empresa neste período.

Do total, os números são divididos em:

  • Model 3: 55.840 unidades;
  • Model S: 14.470 unidades;
  • Model X: 13.190 unidades.

Segundo o comunicado da empresa endereçado a investidores, o total de produção foi 50% maior que no trimestre anterior (Q2). Ainda, a empresa se orgulha dos números, mostrando que produziu nestes últimos três meses mais que 80% do total do ano passado.

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Um dos dados mais interessantes é o do Model 3. Desde o começo do ano, a empresa vem derrapando em conseguir bater as metas semanas de produção do carro. O relatório informa que na última semana foram produzidos 5,3 mil Model 3, sendo que, no começo do mês passado, uma fonte interna da companhia disse ao site Electrak que a meta do trimestre era de chegar às 55 mil unidades do do Model 3 no trimestre, o que de fato aconteceu.

Contudo, a produção semanal ainda está abaixo da expectativa da empresa: a de conseguir atingir a produção de 6 mil unidades semanais do modelo ainda em agosto. Ainda, a Tesla confirma a investidores que pretende abrir mercado para entregar 10 mil unidades do veículo por semana até o ano que vem.

“As nossas entregas do Model 3 no terceiro trimestre foram limitadas a versões mais caras, transações em dinheiro/empréstimo e a clientes nos Estados Unidos. Ainda, há oportunidades significativas de crescimento em mercados direcionados para o Model 3 por modelos de arrendamento, uso de baterias padrão e outras variantes mais baratas do carro, além do início das entregas internacionais”, informa a nota.

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Sobre esse tema, a empresa ainda informa que está com dificuldades em conseguir os incentivos voltados à produção de carros elétricos na China, os quais são de 15% sobre o preço sugerido. Outro problema da companhia para entrar no mercado asiático é em relação a transporte. “A Tesla está atualmente operando com uma desvantagem de custo entre 55% e 60% em relação ao exato mesmo carro produzido localmente na China”, isso por conta de custo de taxas e translado de importação.

Devido a disso, a empresa deve acelerar a construção da sua fábrica em Xangai, mercado considerado “de longe o maior” para carros elétricos.

Em relação a seus outros dois modelos, a empresa informa que a demanda continua alta, mas que as tensões de mercado entre EUA e China impuseram também uma tarifa de 40% de importação sobre os carros da Tesla, sendo que os concorrentes de outros países chegam ao mercado chinês com taxa de 15% — outro motivo pelo qual a fabricante pretende acelerar sua sede asiática.

Os números foram considerados “muito bons” pela companhia. Ela informa ainda que cerca de 8 mil Model 3 já agendados devem ser entregues até o começo do próximo trimestre. A empresa pretende vender 100 mil modelos X e S até o final de 2018. A companhia ainda não informou resultados financeiros.

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Fonte: Tesla