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Tesla estreia em mercado gigante, mas vende tão pouco que decepciona

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Dmitry Novikov/Unsplash
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A Tesla finalmente estreou no mercado indiano, mas o desempenho foi abaixo do esperado. A empresa abriu sua primeira loja em Mumbai em julho e, desde então, vendeu pouco mais de 100 carros no país. O desempenho é visto como decepcionante se considerarmos que, além de representar um mercado com quase 1,5 bilhão de habitantes, a Índia isentou os veículos elétricos importados de tarifas alfandegárias

A medida foi anunciada em março e veio para dar um “empurrãozinho” às montadoras estrangeiras no mercado local. Assim, a expectativa era que a chegada da Tesla — com início das operações em Mumbai e com um centro maior em Gurugram, perto de Nova Deli — ajudasse na transição elétrica

Agora, a marca de Elon Musk esbarra na realidade local. De fato, o mercado de elétricos da Índia vem mostrando expansão e cresceu 57% neste ano, mas o público-alvo da marca no país é para lá de restrito.  

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Preço alto e problemas de infraestrutura  

O principal obstáculo que a Tesla vem enfrentando é o preço dos carros. O Model Y, modelo mais em conta da marca, sai por mais ou menos US$ 40 mil nos EUA, mas chega ao consumidor indiano por quase US$ 67 mil (cerca de 5.989.000 rúpias). O custo é tão alto que encaixa a Tesla em um público bastante restrito. 

Além do preço proibitivo, a infraestrutura de recarga da marca é incipiente. É que a empresa conta atualmente com apenas um Supercharger em operação na Índia, enquanto há dois pontos adicionais, mas ainda estão em fase de implantação. 

Na prática, a limitada rede de carregamento com limitações combinada à baixa familiaridade do público com carros elétricos de maior porte dificulta a competição com fabricantes locais, como Tata e Mahindra.

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