Tata Motors, marca de carros da Índia, negocia fábrica no Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

O estado de São Paulo pode se tornar, em breve, um grande polo de fabricantes de carros elétricos. Além da GWM, que está prestes a inaugurar sua planta em Iracemápolis, e da parceira chinesa da Volkswagen, ainda mantida sob sigilo, uma nova marca mostrou interesse em abrir sua fábrica na região: a Tata Motors.
A montadora sediada em Mumbai, na Índia, já iniciou as conversas com o governo do estado de São Paulo para tratar da viabilidade de instalar uma unidade produtiva em algum município da região.
A confirmação foi feita pelo próprio secretário de Desenvolvimento de São Paulo, Jorge Lima, ao pessoal do Automotive Business, durante o anúncio do investimento bilionário da Volkswagen nas três fábricas da marca no estado, na última sexta-feira (23).
Segundo Lima, os representantes da Tata estiveram no Brasil recentemente para “cuidar da agenda” e deram início às tratativas. A nova conversa está marcada para acontecer em setembro, em evento que será realizado na Alemanha.
Quem é a Tata Motors?
O nome Tata Motors pode soar estranho para quem não está mergulhado no mundo automotivo, mas a empresa, que produz não apenas carros, mas também motos e veículos pesados, é uma verdadeira potência no setor.
O Grupo Tata, que controla a fabricante, também é dono das marcas integrantes da JLR, especializada em carros do segmento premium, a Jaguar Land Rover. Um dos carros mais simpáticos da Tata, e que poderia pintar por aqui, é o Tata Tiago.
Equipado com uma bateria de 24 kWh, o Tata Tiago oferece ao condutor alcance de até 315 quilômetros por carga. Em termos de tecnologia, o carrinho indiano conta com tecnologia de ponta, com direito a um aplicativo que dá controle total sobre o carro tanto por smartphone quanto por smartwatch. Lá fora, o Tata Tiago custa o equivalente a R$ 53 mil.
Fonte: Automotive Business