SUVs e picapes são mais perigosos para pedestres; veja o porquê
Por Danielle Cassita • Editado por Jones Oliveira |

Já percebeu que os SUVs e as picapes se consolidaram no mercado automotivo brasileiro? O problema é que esse tipo de carro pode ser mais perigoso que os outros, como sedans e hatches. É o que indica um levantamento da Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), instituição científica e educacional que mostrou que os SUVs e picapes têm mais chance de causar mortes em atropelamentos.
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A tendência pode ser explicada por diferentes fatores; o primeiro deles é a altura do parachoque dos SUVs e das picapes. No caso de um atropelamento causado por um carro menor, o componente costuma atingir no máximo as pernas da vítima, aumentando as chances de sobrevivência. Mas, no caso das picapes e SUVs, o impacto acontece na altura do tronco e da cabeça.
Além disso, esses modelos são mais pesados, o que faz com que liberem mais energia nas colisões, potencializando a gravidade dos ferimentos. Finalmente, esses carros deixam o motorista em posição elevada, o que amplia os pontos-cegos — e, consequentemente, a baixa visibilidade de ciclistas e motociclistas.
Debate e medidas na Europa
Segundo a Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, mais da metade dos carros vendidos no Brasil no ano passado eram SUVs, vistos como modernos e mais seguros. Mesmo assim, os riscos desses modelos vêm chamando a atenção de pesquisadores e autoridades em outros países.
Em Paris, por exemplo, foi aprovada em 2024 uma lei que triplica a tarifa de estacionamento de SUVs para não residentes. Segundo informações da BBC e CNN, mais de metade da população da cidade apoiou a medida.
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