Publicidade

SUV do Onix terá motor 1.0 turbo com a 'famosa' correia banhada a óleo

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Kleber Silva, KDesign AG
Reprodução/Kleber Silva, KDesign AG

A versão SUV do Onix foi confirmada pela Chevrolet e será produzida na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul. O modelo já foi flagrado diversas vezes em testes nas ruas brasileiras, aumentando a expectativa para a sua estreia, que deve ocorrer em 2026.

Novas informações sobre o próximo lançamento da Chevrolet, que chegará ao mercado para competir no concorrido segmento de SUVs compactos, foram divulgadas pelo companheiro Marlos Ney Vidal do portal Auto Segredos e  colunista do UOL.

Modelo já data de lançamento 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Internamente, o novo SUV da Chevrolet é chamado de "Projeto Carbon", que pode ser o nome final do modelo. A nomenclatura o diferencia do "irmão" hatch de entrada, buscando uma identidade própria.

Ainda de acordo com a coluna, o lançamento do novo modelo está previsto para maio de 2026, posicionando sua chegada logo no segundo trimestre do ano.

Correia banhada a óleo será mantida

No que diz respeito à mecânica, o SUV utilizará o motor 1.0 turbo que já equipa Onix, Tracker e Montana. Este propulsor entrega até 115 cv de potência e 16,8 kgfm de torque.

A grande questão dessa motorização é correia dentada banhada a óleo, que gerou polêmica e preocupação para a Chevrolet nos últimos anos, após relatos de desgastes prematuros que causaram danos aos modelos já citados, em especial ao Onix.

No entanto, a Chevrolet tem reforçado que o conjunto mecânico atual, que utiliza esta correia, é confiável e seguirá sendo oferecido em seus produtos, conforme afirmado durante o lançamento da linha 2026 do hatch. Essa estratégia será replicada no lançamento do SUV Carbon.

Continua após a publicidade

O novo Chevrolet Carbon será ofertado exclusivamente com o motor 1.0 turbo. Não haverá opção de motor aspirado, diferentemente de alguns de seus principais concorrentes diretos (como os citados VW Nivus e Fiat Pulse, que oferecem alternativas aspiradas). O câmbio terá duas opções: manual de seis marchas ou automático de seis marchas.

Variantes híbridas estão descartadas — pelo menos neste primeiro momento.

Visual do novo Chevrolet Carbon

Ainda não há um parâmetro oficial sobre o visual final do novo SUV, pois todos os modelos flagrados em testes utilizavam camuflagem pesada. Contudo, projeções e informações de bastidores já permitem imaginar como será o design.

Continua após a publicidade

O modelo, que será montado sob a mesma plataforma do Onix, deve reaproveitar alguns elementos do hatch, como as portas. Além disso, o visual adotará a linguagem de design mais recente da fabricante americana.

O conjunto óptico deve ser dividido, com a possibilidade de uma barra de LED interligando as luzes diurnas (DRLs). A grade frontal terá elementos visuais semelhantes aos de outros lançamentos da marca. As lanternas traseiras também devem ser interligadas, seguindo uma forte tendência do mercado atual de SUVs.

Para reforçar o apelo de SUV, o modelo contará com apliques de plástico fosco nos para-choques, caixas de roda e laterais. Já a cabine deve conter o mesmo conjunto e acabamento do Onix. 

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?

Continua após a publicidade

Fonte: Marlos Ney Vidal, Uol