SUV chinês cotado para o Brasil quebra recorde inusitado; veja
Por Paulo Amaral |

O Changan CS75 Plus poderia ser apenas mais um entre os muitos SUVs cotados para chegar ao mercado brasileiro entre 2026 e 2027. O utilitário chinês, porém, tem um atrativo extra no currículo, conquistado nessa semana: um recorde cravado no Guinness Book.
Embora a marca não faça qualquer diferença em mercados com clima essencialmente tropical, como é o caso do brasileiro, ela não deixa de ser curiosa. O Changan CS75 Plus acabou de entrar para o Livro dos Recordes ao estabelecer a “maior distância de salto em uma rampa de gelo”.
O SUV chinês superou um vão de 20,9 metros sob condições climáticas extremas, a uma temperatura de 30 graus negativos. De acordo com a mídia local, o recorde só foi possível por conta dos recursos tecnológicos embarcados no modelo.
O Changan CS75 Plus conta com o chamado “Sistema de Segurança Inteligente Abrangente” da Tianshu. Ele atua no controle eletrônico de estabilidade (ESC) e no sistema de controle de tração (TCS), monitorando em tempo real a estabilidade e o controle das rodas do veículo.
Como é o SUV chinês que entrou para o Guinness?
Além do bom sistema de segurança inteligente, o agora recordista SUV chinês conta com especificações bastante interessantes. Curiosamente, porém, as duas versões que são vendidas na China não contam com qualquer nível de eletrificação.
A mais simples entrega um motor 1.5 turbo a gasolina, com 189 cv de potência e 31,6 kgf/m de torque, enquanto a topo de linha tem sob o capô um propulsor 2.0 turbo de 229 cv e 39,7 kgf/m de torque. A diferença no 0 a 100 km/h entre as duas versões não é tão grande: 7,9 segundos na de entrada e 7,3 segundos na mais completa.
Por dentro, o SUV chinês de 4,77 metros de comprimento e 2,80 m de entre-eixos oferece o já conhecido luxo dos carros vindos da Ásia. Ele conta com cockpit integrado que ostenta três telas flutuantes, recursos com IA e assistente de voz integrados e funções avançadas de auxílio à condução (ADAS Nível 2).
A marca ainda não confirmou oficialmente a chegada do Changan CS75 Plus ao Brasil, mas está em estágio avançado para iniciar sua história por aqui como a mais nova parceira da Caoa, responsável pelo grande sucesso da Chery em território nacional.
Leia também: