Su-57: conheça o avião caça russo que promete ser melhor que o F-35 dos EUA
Por Leo Alves |

A Rostec, estatal russa responsável pela produção do avião caça Su-57, garante que o seu modelo é melhor que o F-35 dos Estados Unidos. A Guerra Fria pode ser coisa do passado, mas Rússia e EUA continuam medindo forças com suas tecnologias militares.
- Como é o caça brasileiro que abateu um avião do tráfico perto da Venezuela
- Lei da cadeirinha: o que é mito e verdade nas mudanças noticiadas
O anúncio da Rostec é bastante audacioso, já que o F-35 é um dos aviões de combate mais avançados do mundo na atualidade. A empresa se pronunciou em seu canal oficial no Telegram, e afirmou que o Su-57 tem uma capacidade maior de manobra que o avião estadunidense.
De acordo com a empresa da Rússia, o seu avião colocou o F-35 para dançar em Bangalore, durante o Aero India 2025, festival de aviação realizado na cidade indiana há alguns dias. O Su-57 se apresentou por cerca de sete minutos, realizando manobras em altitudes baixas, a partir dos 100 metros de altitude.
Como é o avião caça russo
O Rostec Su-57 é um avião caça de quinta geração, assim como o F-35 dos Estados Unidos. O modelo fez seu voo inaugural em janeiro de 2010, mas somente em 2020 é que o caça entrou, de fato, em serviço. Concebido para ser um sucessor do MiG-29 e do Su-27, o modelo mais recente parece ter sido feito sob-medida para encarar o F-35.
Além da capacidade alta de manobras, a aeronave consegue realizar voos de cruzeiro em velocidade supersônica, além de ter uma alta tecnologia furtiva. A velocidade máxima é de 2.600 km/h (Mach 2,6), com velocidade de cruzeiro de 1.700 km/h (Mach 1,7). O teto máximo é de 20 mil metros, ou 65.600 pés.
O alcance do Su-57 fica entre 4 mil e 5.500 km, e os aviônicos da aeronave são modernos, com a capacidade de monitorar 32 alvos seguidos e oito acoplados. Atualmente, o exército russo utiliza o avião caça na Guerra da Ucrânia, sendo que desde de junho de 2022 o avião é utilizado em diversas missões, como contra alvos de defesa antiaérea e em funções de combate no ar.
Leia também: