Stellantis cria 1º "desmanche legal" de peças; veja como funciona
Por Danielle Cassita |

A Stellantis inaugurou na quinta (14) seu primeiro “Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças” da América Latina. Localizado em Osasco (SP), o novo centro do grupo que assina marcas como a Fiat é o resultado de um investimento de R$ 13 milhões, que promete levar a montadora ao mercado de reciclagem estruturada de veículos sinistrados.
- BYD dá "um Dolphin Mini" de desconto para desencalhar SUV esquecido
- 5 carros que tiveram apenas uma única unidade produzida
Os carros sinistrados enviados ao Centro vão ser desmontados para que suas peças e materiais sejam destinados de forma correta. Cada peça “aposentada” passa por uma avaliação de qualidade, e depois recebe uma nota de 1 a 10; só aquelas que tiverem nota 5, no mínimo, vão à venda, custando menos de 50% do valor original.
“Hoje, temos uma destinação correta para 100% dos materiais dos veículos desmontados. Desde os fluídos, como óleos e combustíveis, até matérias-primas como aço, ferro, alumínio, cobre e outros metais nobres, tudo é reaproveitado", declarou Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços para a América do Sul.
Desmanche da Stellantis
As peças vão ser comercializadas na loja física instalada em um contêiner, mas também podem ser adquiridas pela internet. Segundo a marca, os componentes devem ser disponibilizados em breve na loja oficial e no e-commerce.
Vale destacar que todas as peças vão ser comercializadas de acordo com os critérios estabelecidos pelo Debtran, o que garante a rastreabilidade, procedência e segurança dos componentes. Além disso, a Stellantis quer trabalhar também com peças dos carros de outras montadoras, sempre seguindo o mesmo padrão de qualidade.
Leia também:
- Qual gasta mais: carro elétrico ou a combustão? Fizemos as contas
- Motor elétrico de marca chinesa está prestes a revolucionar mercado automotivo
Vídeo: O novo golpe da CNH: suspeite de cobranças indevidas no e-mail
Fonte: Stellantis