Saiba quando o rodízio de veículos volta a valer em São Paulo
Por Danielle Cassita |

Quem dirige na cidade de São Paulo deve redobrar a atenção, já que o rodízio municipal de veículos foi retomado nesta segunda (12). Segundo informações da prefeitura da capital paulista, a suspensão da operação entre os dias 22 de dezembro e 9 de janeiro de 2026 foi conduzida junto da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em função da redução do tráfego de carros nas ruas da cidade durante o período.
Com o fim das férias e festas de fim de ano, a medida volta a vigorar. Portanto, determinados carros voltaram a ser proibidos de circular em partes da cidade das 7h às 10h e das 17h às 20h. Os dias de restrição variam de acordo com a placa do carro.
Assim, os veículos com placa com final 1 e 2 não podem circular durante o período às segundas-feiras; já os carros com placa com final 3 e 4 ficam restritos nas terças-feiras. Na sequência, veículos com finais de placa 5 e 6 recebem a restrição às quartas. Finalmente, os finais de placa 7 e 8 e 9 e 0 são restritos às quintas e sextas, respectivamente.
Isenção no rodízio de veículos
Vale lembrar que a legislação prevê isenções para o rodízio — veículos elétricos e híbridos, por exemplo, estão dispensados, assim como carros adaptados para transporte de PCDs, ambulâncias, táxis e viaturas de serviços essenciais. Aos sábados, domingos e feriados, a circulação é livre para todos.
Ainda, é importante destacar também que o descumprimento da norma é considerado infração média pelo Código de Trânsito Brasileiro. O condutor flagrado recebe uma multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Leia também:
- Como funciona o radar com IA contra celular e falta de cinto?
- Quantas combinações de letras e números existem na placa Mercosul?
Vídeo: Como funcionam os novos radares de São Paulo e Curitiba?