Robotáxis da Tesla acumulam acidentes após estreia nos EUA
Por Paulo Amaral |

Lançado oficialmente no dia 1º de julho em Austin, no Texas (EUA), o serviço de táxis sem motorista da Tesla (robôtáxis) mal começou, mas já acumula polêmicas por conta de falhas do sistema de direção autônomo da marca, o Full Self-Driving (FSD).
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De acordo com dados obtidos pela Forbes, foram pelo menos três acidentes já no primeiro dia de serviços oficiais, além de outros no decorrer do primeiro mês em que os táxis autônomos foram colocados à prova.
Segundo relatórios da própria Tesla, nos primeiros três casos as falhas ocorreram às 3h45 da manhã, às 12h20 e às 15h15. O primeiro foi com um Model Y, que “parou do nada” e foi atingido por um SUV, mas sem maiores danos.
Os outros dois acidentes não tiveram os modelos identificados, mas, de acordo com a montadora, atingiram um “objeto parado” e, também, um SUV “enquanto fazia uma curva à direita”. Nesse último caso, segundo a Tesla, houve “ferimentos leves, mas sem hospital”.
Robotáxis da Waymo também começaram mal
Mais “experientes” que os robotáxis da Tesla, os carros sem motorista da Waymo, que atuam no ramo há alguns anos, também começaram o serviço sofrendo bastante com acidentes e infrações de trânsito.
Segundo um levantamento do pessoal da ArsTechnica, nos primeiros 80 milhões de quilômetros percorridos em serviço, a empresa registrou 60 acidentes graves, que demandaram uso dos airbags e hospitalizações.
Para efeitos de comparação, Elon Musk, CEO da Tesla, informou que seus robotáxis percorreram, até o momento, apenas 11 mil kms em testes. Isso significa que ainda há muito o que rodar e o que ser corrigido até que os acidentes com carros autônomos se tornem cada vez mais raros.
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Fonte: Forbes, ArsTechnica