Robotáxi Uber? Parceria com a Stellantis tornará isso possível
Por Paulo Amaral |

Os robotáxis, ou táxis autônomos, já são realidade em países como China e Estados Unidos. Em breve, outro serviço de transporte de passageiros, o Uber, também contará com carros sem motorista rodando pelas ruas. Isso será possível graças à parceria com a Stellantis e outros gigantes do mercado.
- Uber volta atrás e libera carro "proibido" na categoria Black
- Carros autônomos ainda não podem circular no Brasil; entenda o motivo
Stellantis, Uber, Foxconn e NVIDIA firmaram um novo memorando de entendimento para o desenvolvimento de uma nova geração de veículos com automação Nível 4. Essa tecnologia permite que os carros rodem de maneira totalmente autônoma, sem a necessidade de intervenção humana.
Segundo a montadora, dona de marcas como Jeep, Peugeot, Fiat e Citroën, a nova iniciativa complementa a recente parceria da Stellantis com a Pony.ai, anunciada no início deste mês, para o desenvolvimento e teste conjunto de veículos autónomos de Nível 4 na Europa, no que se traduz num primeiro passo para a integração de serviços de robotáxi nas estradas europeias.
“A mobilidade autónoma abre as portas para novas opções de transporte mais acessíveis para os clientes. Criámos Plataformas AV-Ready para atender à crescente procura e, em parceria com líderes em IA, eletrónica e serviços de mobilidade, pretendemos criar uma solução escalável que ofereça uma mobilidade mais inteligente, segura e eficiente para todos”, comentou Antonio Filosa, CEO da Stellantis.
Robotáxis Stellantis e Uber: o papel de cada empresa
A junção de quatro gigantes de diferentes segmentos para colocar em prática uma frota de robotáxis autônomos da Uber em carros da Stellantis gerou um plano com funções bem definidas para cada uma das partes envolvidas no projeto
O memorando assinado definiu que as funções e responsabilidades ficarão assim divididas:
- A Stellantis irá projetar, desenvolver e fabricar veículos autónomos com base nos seus VCL e Plataformas STLA Small AV-Ready, integrando o software NVIDIA DRIVE AV para permitir capacidades de condução autónoma de Nível 4.
- A NVIDIA irá fornecer o seu software NVIDIA DRIVE AV, incluindo capacidades de estacionamento L4 e condução L4 com base na arquitetura NVIDIA DRIVE AGX Hyperion 10.
- A Foxconn irá colaborar com a Stellantis na integração de hardware e sistemas.
- A Uber irá operar os serviços de robotáxi, ampliando a sua frota com veículos construídos pela Stellantis que integram o software NVIDIA DRIVE AV.
O organograma estabelecido informou que a Uber planeia integrar veículos autónomos da Stellantis em cidades selecionadas de todo o mundo, começando com 5.000 unidades, para operações iniciais nos EUA. Os programas-piloto e os testes deverão aumentar nos próximos anos, com o início da produção (SOP) previsto para 2028.
Leia mais:
- Nissan joga no chão preços do Kicks 2026, mas desconto não é pra todo mundo
- Chevrolet e Uber fecham acordo e trazem novidade para quem dirige na plataforma
Vídeo: Peugeot 2008: conheça detalhes do novo SUV compacto