Renault revela Scénic Vision, conceito de carro movido a hidrogênio

Renault revela Scénic Vision, conceito de carro movido a hidrogênio

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 21 de Maio de 2022 às 12h30
Divulgação/Renault

Se você gostava de carros em meados da década de 1990 e no início dos anos 2000, provavelmente está pensando que o nome Renault Scénic parece familiar. E é mesmo: Só que o Scénic Vision, apresentado pela primeira vez no Summit ChangeNOW 2022 não tem nada a ver com o modelo que saiu de linha no Brasil em 2010, 11 anos após ter sido lançado.

Ele, na verdade, é um carro-conceito movido a hidrogênio, que surpreendentemente herdou o nome Scénic. O design é de um SUV moderno e agressivo, mas a plataforma experimental que serviu de base para o "novo Scénic" é um pouco maior do que a utilizada para construção do Mégane E-Tech. O Scénic Concept mede 4.490 mm de comprimento, 1.900 mm de largura e 1.590 mm de altura, com distância entre eixos de 2.835 milímetros. Segundo a Renault, o peso do SUV é de 1.700 quilos, compatível com os rivais elétricos que vêm sendo lançados quase que diariamente.

Em relação à motorização, ele é equipado com um trem de força híbrido não convencional, que combina um motor elétrico com um extensor de alcance de célula de combustível de hidrogênio. Segundo o que foi divulgado pela Renault, o Scénic Vision utiliza a tecnologia H2-Tech, que visa reduzir o tempo de inatividade relacionado ao carregamento e à pegada de carbono. O motor elétrico dianteiro tem 215 cavalos, somado a uma célula de combustível de hidrogênio com extensor de alcance gerando mais 21 cv e uma bateria de 40 kWh.

Renault Scénic movido a hidrogênio poderá rodar 800 quilômetros por carga (Imagem: Divulgação/Renault)

A configuração acima daria ao Scénic híbrido a opção de ser construído com uma bateria duas vezes mais leve para a mesma autonomia. A pegada de carbono seria 75% menor do que um veículo elétrico a bateria convencional, e a autonomia, após 2030, quando a marca estima que a rede de estações de hidrogênio esteja expandida, será de 800 quilômetros. O tempo de recarga será absurdamente mais rápido do que o de veículos elétricos: cinco minutos.

Como será o Renault Scénic Vision a hidrogênio?

O design do Scénic movido a hidrogênio também promete ser uma atração à parte, caso a Renault realmente resolva colocar o modelo em produção. As linhas futuristas apresentam um misto de SUV e hatchback, com os finos faróis de LED apresentando um visual agressivo, com as unidades adicionais de LED posicionadas mais baixas e novos tipos de tecidos para a grade e para-choques.

Scénic Vision terá um design futurista, mas ecológico (Imagem: Divulgação/Renault)

O visual da parte traseira é um pouco menos ousado, com lanternas de LED em forma de bumerangue, um emblema iluminado e um spoiler proeminente. Gilles Vidal, chefe de design da montadora, disse que o conceito "está 90% pronto para produção", mas que o design exterior evoluirá.

Por dentro, o visual é impressionante. As imagens mostram amplos assentos flutuantes, uma variedade de pequenas telas em forma de retângulo, um display envolvente na parte superior do painel, um volante em formato de manche e iluminação ambiente sofisticada. A tela em formato widescreen permitiria transmitir, ao vivo, imagens de uma câmera externa. Segundo a Renault, o Scénic Vision teria ainda reconhecimento facial para abertura de portas e ajuste de configurações do veículo.

Pegada ecológica

A Renault mostrou preocupação ecológica na montagem de seu carro-conceito, e o Scénic Vision tem 95% de seus materiais recicláveis. Segundo a marca, o interior do carro não tem nada em couro, e utiliza poliéster reciclado de baixo carbono no estofamento. O plástico que vai em alguns acabamentos é 30% de origem biológica.

Fonte: Carscoops

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.