Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Renault. Mitsubishi e Nissan prometem lançar 35 carros elétricos até 2030

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Janeiro de 2022 às 14h10

Link copiado!

Divulgação/Nissan
Divulgação/Nissan

Três das maiores montadoras do mundo, Nissan, Mitsubishi e Renault aunciaram na última sexta-feira (28) que lançarão, conjuntamente, 35 novos carros elétricos até 2030.

Para isso, serão criadas cinco plataformas 100% elétricas, projeto que custará às empresas cerca de 25 bilhões de euros nos próximos cinco anos.

Continua após a publicidade

As novas arquiteturas, algumas delas já em funcionamento, farão parte do esquema chamado Leader-Follower (Sigam o líder, na tradução literal) e serão conhecidas como KEI-EV, LCV-EV, CMF-EV, CMF-BEV e CMF-AEV — inclusive, é nesta última que está sendo produzido o Kwid elétrico.

Segundo o pessoal do Inside EVs, a CMF-EV, que já foi utilizada para a construção do Nissan Ariya e do Renault Megane elétrico, será responsável pelo "nascimento" de 15 dos 35 modelos prometidos até 2035 e pela produção de 1,5 milhão de veículos por ano.

Nissan anuncia novo elétrico

O dia também marcou o anúncio oficial da Nissan de um novo carro elétrico para a Europa. Projetado pela montadora japonesa e pela Renault, ele ainda não tem nome definido, mas chegará para substituir o Micra.

"Este modelo totalmente novo será projetado pela Nissan e fabricado pela Renault usando nossa nova plataforma comum, maximizando o uso de nossos ativos da Aliança", disse Ashwani Gupta, diretor de operações da Nissan.

O executivo ainda afirmou que tem total certeza de que o substituto do Micra "proporcionará mais entusiasmo aos clientes da marca na Europa".

O comunicado conjunto da aliança entre Nissan, Renault e Mitsubishi também esclareceu que futuro compacto foi anunciado como parte da Alliance 2030, um roteiro comum anunciado pelo trio "que se concentra em EVs e atividades de mobilidade conectada".

Continua após a publicidade

Fonte: Nissan, Inside EVs