Publicidade

Radar infalível, IA e óculos: 3 novas tecnologias para flagrar maus motoristas

Por  | 

Compartilhe:
Freepik/CC
Freepik/CC

A tecnologia não tem avançado somente nos carros e nos processos de fabricação dos veículos. Os sistemas de fiscalização também estão sendo beneficiados por todas as inovações recentes, e a tendência é que o nível de monitorando só cresça nos próximos anos.

Paralelamente a isso, o avanço da inteligência artificial pode servir tanto para aumentar o rigor da fiscalização, e também para preparar as cidades para as futuras tecnologias autônomas que serão necessárias para os carros poderem andar sozinhos. Mas, por enquanto, a automação completa dos veículos ainda está em estágios iniciais.

O que é importante deixar claro é que nenhum processo no trânsito é imune ao avanço tecnológico. Por isso, confira a seguir alguns novos meios de fiscalização que as autoridades têm implementado nas ruas do Brasil e de outros países. Alguns itens são polêmicos, enquanto outros podem colaborar para um trânsito mais seguro.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Novas tecnologias de fiscalização do trânsito

1. Radar de velocidade média

Como dito anteriormente, alguns itens podem ser polêmicos. E, talvez este seja um deles. O radar de velocidade média tem sido discutido há anos no Brasil, e ainda não há uma previsão de quando eles vão entrar em operação. Atualmente, eles funcionam apenas de forma experimental e não podem multar os motoristas.

O funcionamento desse radar é diferente dos modelos atuais. Em vez de detectar a velocidade apenas no trecho em que está instalado, esse novo modelo faz o cálculo em um trajeto determinado e aferindo a média do motorista. Sendo assim, não adianta o condutor frear antes do radar. É preciso que a média do trecho seja abaixo da velocidade máxima permitida, o que impede que os motoristas burlem a fiscalização.

Porém, para poder ser utilizado no Brasil, o radar de velocidade média precisa ser aprovado pelo Inmetro e ser regulamentado pelo Ministério dos Transportes. Por isso, não existe ainda uma data específica para quando essa fiscalização entrará em vigor.

2. Inteligência artificial

Como dito anteriormente, a inteligência artificial também tem ganhado espaço na fiscalização. No Brasil, a Polícia Federal já utiliza óculos especiais e câmeras inteligentes para monitorar as ações dos motoristas nas estradas. As câmeras com IA são programadas para detectar infrações, enquanto os óculos podem ler as placas dos veículos e identificar se foram roubados ou furtados.

Continua após a publicidade

3. Radar que detecta o uso de celular ao volante

Desde 2023, há radares em São Paulo e Curitiba com uma nova tecnologia, sendo baseados no Efeito Doppler. Entretanto, no ano passado, uma nova funcionalidade foi atribuída e que consegue detectar se o motorista está utilizando o celular. Por meio de IA, as câmeras desses radares conseguem perceber o uso do aparelho ao volante, registrando as imagens automaticamente e informando o sistema de trânsito.

Continua após a publicidade

Resumo das novas tecnologias de fiscalização no trânsito:

  1. Radar de velocidade média
  2. Inteligência artificial
  3. Radar que detecta o uso de celular ao volante

Leia também: