Quanto tempo demora para carregar um carro elétrico?

Quanto tempo demora para carregar um carro elétrico?

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 18 de Abril de 2022 às 10h00
Michael Fousert/Unsplash

O tempo que o proprietário leva para carregar um carro elétrico ainda é visto como tabu por quem continua com receio de trocar o tradicional motor a combustão pela propulsão comprovadamente mais amiga do meio ambiente.

Se esse também é seu caso, hoje vamos explicar, de forma simples, quanto tempo demora para carregar um carro elétrico. Vamos lá?

Fórmula matemática

A matemática, mais uma vez, será nossa amiga e fundamental para explicar quanto tempo demora para carregar um carro elétrico.

Carregar um Peugeot e-208 GT na tomada de 3,7 kWh pode levar quase 14 hora (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

A diferença em relação a outros materiais já produzidos pelo Canaltech a respeito de quanto custa carregar um carro elétrico ou como calcular o consumo de combustível é simples: desta vez, não usaremos a velha regrinha de três.

A fórmula para saber exatamente quanto tempo demora para carregar um carro elétrico envolve pura e simplesmente uma conta de divisão.

A demora para carregar um carro elétrico

Saber quanto tempo demora para carregar um carro elétrico é fácil e depende de modelo para modelo. Na verdade, depende da capacidade da bateria de cada carro e da potência do carregador que efetuará a carga.

Não entendeu? É simples: a conta para saber quanto tempo demora o carregamento de um carro elétrico é feita dividindo-se a capacidade da bateria (em kWh) pela potência do carregador (em kW).

Painel mostra tempo que falta para completar a carga do JAC E-JS1 em um carregador de 7 kWh (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Tempo para carregar os principais carros elétricos

Agora que já explicamos qual a “fórmula mágica” para descobrir quanto tempo demora para carregar um carro elétrico, vamos mostrar abaixo o tempo aproximado que cinco dos modelos mais baratos à venda no Brasil necessitam para serem carregados.

As contas serão feitas com base nas três potências de carga mais comuns encontradas nos carregadores à venda no Brasil: 3,7 kW (220V), 7 kW e 22 kW (normalmente disponíveis em estações tipo Wallbox).

Nissan Leaf (bateria de 40 kWh)

  • 10,8 horas (3,7 kW)
  • 5,7 horas (7 kW)
  • 1,8 horas (22 kW)

Fiat 500e (bateria de 42 kWh)

  • 11,3 horas (3,7 kW)
  • 6 horas (7 kW)
  • 1,9 horas (22 kW)

Peugeot e-208 GT (bateria de 50 kWh)

  • 13,5 horas (3,7 kW)
  • 7,1 horas (7 kW)
  • 2,2 horas (22 kW)

Renault Zoe (bateria de 52 kWh)

  • 14 horas (3,7 kW)
  • 7,4 horas (7 Kw)
  • 2,3 horas (22 kW)

JAC E-JS1 (bateria de 30,2 kWh)

  • 8,1 horas (3,7 kW)
  • 4,3 horas (7 Kw)
  • 1,3 horas (22 kW)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.