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Qual a diferença de um airbag para um SRS airbag?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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ASphotofamily/Freepik/CC
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Você já deve ter percebido que em alguns carros a inscrição “SRS airbag” aparece escrita no volante e no painel frontal e, por conta disso, pode estar se perguntando: “O SRS airbag é diferente do airbag?”.

Antes de entrar no assunto, vale fazer uma pequena "viagem histórica" para contextualizar o tema. Hoje obrigatório por lei no Brasil, o dispositivo criado para aumentar a segurança dos ocupantes dos carros foi inventado há muito tempo, na década de 1950.

Demorou 23 anos, porém, para que o dispositivo fosse instalado como acessório original em um veículo, o Oldsmobile Toronado. Desde então, o airbag passou por profundas mudanças, tanto nos pontos em que é instalado no carro quanto na tecnologia de inflar as bolsas — antigamente utilizava-se ar comprimido, mas hoje usa-se gás.

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O que é um SRS airbag?

Agora que já demos uma visão histórica sobre o surgimento do airbag, chegou a hora de explicar qual a diferença entre ele e um SRS airbag. E a resposta simples e direta é que não há diferença. Por que? Porque não existe SRS airbag. Airbag, com o perdão da redundância, é airbag. Simples assim.

A sigla SRS em inglês, faz menção ao Supplemental Restraint System, que significa, na tradução literal, Sistema de Restrição Suplementar. E o que é esse sistema? É isso o que o Canaltech vai explicar agora.

O SRS é um sistema de segurança passiva formado por uma série de itens embarcados no carro, cujo objetivo é minimizar possíveis ferimentos e ajudar a salvar vidas de motoristas e passageiros no caso de um acidente de trânsito.

Os itens que fazem parte do SRS são instalados em partes distintas do carro, como console central, assentos e capô. Eles trabalham em conjunto, medindo os parâmetros e enviando informações para agir no momento em que for preciso. A lista conta com os seguintes itens:

  • Airbags;
  • Apoios de cabeça;
  • Pré-tensores dos cintos de segurança;
  • Sensores;
  • Módulo de controle.
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Quais são os tipos de airbags?

Depois de aprender que, na verdade, não há diferença entre airbag e SRS airbag, nada melhor do que entender um pouquinho mais sobre quais são os tipos de airbag, não é mesmo?

Ao todo, são 9 tipos distintos: duplo frontal, lateral, cortina, joelhos, cinto, central, teto, traseiro e de capô.

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Entenda um pouco mais sobre a função protetiva de cada um desses acessórios.

Airbag duplo frontal

Esse é o tipo mais comum e que se tornou obrigatório por lei no Brasil para carros 0km fabricados a partir de 2014. O airbag duplo frontal tem as bolsas colocadas no volante e no painel em frente ao assento do passageiro, e a função principal é reduzir o impacto na região do peito dos ocupantes em caso de acidente.

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Airbag lateral

Apesar de não ser obrigatório por lei, o airbag lateral vem se tornando acessório comum em carros fora do segmento de entrada. Instalado na coluna central ou nos bancos, tem como função primordial evitar danos à lateral do tronco dos ocupantes.

Airbag de cortina

A principal função da bolsa de ar colocada acima das janelas é se expandir de uma coluna à outra do veículo e, com isso, diminuir o impacto na cabeça dos ocupantes no caso de batidas laterais. Além disso, também tem como função evitar, ou minimizar, danos causados por eventuais pedaços de vidro

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Airbag de joelho

Raro de ser oferecido em modelos mais baratos, o airbag de joelho fica instalado estrategicamente para proteger as pernas dos ocupantes no caso de batidas com impacto mais forte.

Airbag traseiro

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Os airbags traseiros também não são tão comuns, mas foram projetados para proteger, como o próprio nome diz, os ocupantes sentados na parte de trás do veículo. Dependendo da força da pancada, bolsas se inflam nos contornos dos encostos de cabeça, evitando danos maiores à região, ao pescoço e à coluna.

Airbag de cinto

Um dos mais novos tipos de airbag é o de cinto. A tecnologia faz com que o equipamento se infle em caso de batidas fortes e reduza o impacto produzido sobre o corpo dos ocupantes do carro.

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Airbag do teto

Lançado pela Hyundai, o airbag do teto foi desenvolvido para carros que possuem teto solar como acessório. A intenção, claro, é proteger a cabeça dos ocupantes e evitar que se machuquem com vidro ou até mesmo sejam arremessados para fora do veículo pelo compartimento superior.

Airbag central

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Mais um tipo de airbag que foge do lugar comum é o central. Acoplado entre os bancos do motorista e do passageiro, ele se infla para evitar que as pessoas, literalmente, batam cabeça com cabeça no caso de um acidente originado na lateral do veículo.

Airbag do capô

Fechando a lista de tipos de airbag está um que, apesar de bem interessante, caiu em desuso: o airbag de capô. Mostrado pela Volvo e pela Land Rover em 2012, abria um colchão de ar do lado de fora do carro no caso de impacto contra um pedestre.

Com o tempo, porém, as marcas perceberam que era mais vantajoso trabalhar em uma dobradiça que levanta o capô em alguns centímetros no caso de acidentes com pedestre para minimizar os danos à pessoa vítima do atropelamento.

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