Qual a diferença de um airbag para um SRS airbag?
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

Você já deve ter percebido que em alguns carros a inscrição “SRS airbag” aparece escrita no volante e no painel frontal e, por conta disso, pode estar se perguntando: “O SRS airbag é diferente do airbag?”.
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Antes de entrar no assunto, vale fazer uma pequena "viagem histórica" para contextualizar o tema. Hoje obrigatório por lei no Brasil, o dispositivo criado para aumentar a segurança dos ocupantes dos carros foi inventado há muito tempo, na década de 1950.
Demorou 23 anos, porém, para que o dispositivo fosse instalado como acessório original em um veículo, o Oldsmobile Toronado. Desde então, o airbag passou por profundas mudanças, tanto nos pontos em que é instalado no carro quanto na tecnologia de inflar as bolsas — antigamente utilizava-se ar comprimido, mas hoje usa-se gás.
O que é um SRS airbag?
Agora que já demos uma visão histórica sobre o surgimento do airbag, chegou a hora de explicar qual a diferença entre ele e um SRS airbag. E a resposta simples e direta é que não há diferença. Por que? Porque não existe SRS airbag. Airbag, com o perdão da redundância, é airbag. Simples assim.
A sigla SRS em inglês, faz menção ao Supplemental Restraint System, que significa, na tradução literal, Sistema de Restrição Suplementar. E o que é esse sistema? É isso o que o Canaltech vai explicar agora.
O SRS é um sistema de segurança passiva formado por uma série de itens embarcados no carro, cujo objetivo é minimizar possíveis ferimentos e ajudar a salvar vidas de motoristas e passageiros no caso de um acidente de trânsito.
Os itens que fazem parte do SRS são instalados em partes distintas do carro, como console central, assentos e capô. Eles trabalham em conjunto, medindo os parâmetros e enviando informações para agir no momento em que for preciso. A lista conta com os seguintes itens:
- Airbags;
- Apoios de cabeça;
- Pré-tensores dos cintos de segurança;
- Sensores;
- Módulo de controle.
Quais são os tipos de airbags?
Depois de aprender que, na verdade, não há diferença entre airbag e SRS airbag, nada melhor do que entender um pouquinho mais sobre quais são os tipos de airbag, não é mesmo?
Ao todo, são 9 tipos distintos: duplo frontal, lateral, cortina, joelhos, cinto, central, teto, traseiro e de capô.
Entenda um pouco mais sobre a função protetiva de cada um desses acessórios.
Airbag duplo frontal
Esse é o tipo mais comum e que se tornou obrigatório por lei no Brasil para carros 0km fabricados a partir de 2014. O airbag duplo frontal tem as bolsas colocadas no volante e no painel em frente ao assento do passageiro, e a função principal é reduzir o impacto na região do peito dos ocupantes em caso de acidente.
Airbag lateral
Apesar de não ser obrigatório por lei, o airbag lateral vem se tornando acessório comum em carros fora do segmento de entrada. Instalado na coluna central ou nos bancos, tem como função primordial evitar danos à lateral do tronco dos ocupantes.
Airbag de cortina
A principal função da bolsa de ar colocada acima das janelas é se expandir de uma coluna à outra do veículo e, com isso, diminuir o impacto na cabeça dos ocupantes no caso de batidas laterais. Além disso, também tem como função evitar, ou minimizar, danos causados por eventuais pedaços de vidro
Airbag de joelho
Raro de ser oferecido em modelos mais baratos, o airbag de joelho fica instalado estrategicamente para proteger as pernas dos ocupantes no caso de batidas com impacto mais forte.
Airbag traseiro
Os airbags traseiros também não são tão comuns, mas foram projetados para proteger, como o próprio nome diz, os ocupantes sentados na parte de trás do veículo. Dependendo da força da pancada, bolsas se inflam nos contornos dos encostos de cabeça, evitando danos maiores à região, ao pescoço e à coluna.
Airbag de cinto
Um dos mais novos tipos de airbag é o de cinto. A tecnologia faz com que o equipamento se infle em caso de batidas fortes e reduza o impacto produzido sobre o corpo dos ocupantes do carro.
Airbag do teto
Lançado pela Hyundai, o airbag do teto foi desenvolvido para carros que possuem teto solar como acessório. A intenção, claro, é proteger a cabeça dos ocupantes e evitar que se machuquem com vidro ou até mesmo sejam arremessados para fora do veículo pelo compartimento superior.
Airbag central
Mais um tipo de airbag que foge do lugar comum é o central. Acoplado entre os bancos do motorista e do passageiro, ele se infla para evitar que as pessoas, literalmente, batam cabeça com cabeça no caso de um acidente originado na lateral do veículo.
Airbag do capô
Fechando a lista de tipos de airbag está um que, apesar de bem interessante, caiu em desuso: o airbag de capô. Mostrado pela Volvo e pela Land Rover em 2012, abria um colchão de ar do lado de fora do carro no caso de impacto contra um pedestre.
Com o tempo, porém, as marcas perceberam que era mais vantajoso trabalhar em uma dobradiça que levanta o capô em alguns centímetros no caso de acidentes com pedestre para minimizar os danos à pessoa vítima do atropelamento.