Publicidade

Quais cuidados você deve tomar na hora de comprar um carro por Pix

Por  | 

Compartilhe:
Orion Production/Envato/CC
Orion Production/Envato/CC

Já se perguntou o que muda na hora de comprar um carro via Pix? Considerado uma das formas de pagamento mais ágeis do mercado brasileiro, o Pix se consolidou tanto que já pode ser usado para a aquisição de veículos. E assim como ocorre em qualquer compra, é preciso tomar cuidado na hora do seu uso. 

Se o sistema de pagamentos instantâneos pode ser usado para comprar itens como um celular novo, nada mais prático do que também usá-lo para comprar um carro. Assim como ocorre com outras compras, a aquisição de um carro via Pix pode ser concluída em pouquíssimos minutos. 

O processo de pagamento com Pix na compra de um veículo é simples: basta que o vendedor cadastre a chave (como o número de CNPJ ou e-mail) ou crie um QR Code para facilitar a operação. Depois, o comprador acessa o aplicativo do seu banco, seleciona a opção Pix e faz a transferência.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como o sistema funciona em tempo real, o valor é transferido instantaneamente, agilizando a conclusão da venda e a liberação do carro. Fácil, né?

Cuidados na hora de comprar um carro no Pix

Apesar das vantagens, é essencial ter atenção a alguns pontos para evitar dores de cabeça: 

1. Verifique a loja e os documentos

Lembre-se de sempre confirmar que a loja ou que a pessoa vendedora são de confiança antes de fechar a compra. 

Isso inclui também conferir como está a documentação do carro, bem como multas, IPVA ou outros débitos não regularizados. 

2. Atenção à chave Pix 

Continua após a publicidade

Além de conferir a legitimidade da pessoa ou estabelecimento do negócio, é essencial ficar de olho também na chave Pix. Afinal, um simples erro de digitação pode acabar levando o dinheiro da compra para a conta de outra pessoa. 

3. Limites de transação

A chave merece atenção e o limite para transações também, já que muitos bancos alteram os limites liberados dependendo do período do dia. 

Continua após a publicidade

Para evitar surpresas, vale conferir se é necessário algum ajuste de limite antes da compra.  

Leia também:

Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil? Preço vs. autonomia vs. realidade

Continua após a publicidade