Primeiro eletroposto do Brasil faz recargas rápidas em carros elétricos

Primeiro eletroposto do Brasil faz recargas rápidas em carros elétricos

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 04 de Julho de 2022 às 12h36
Divulgação/alexstand/Envato

A Raízen, empresa pertencente ao grupo Shell, inaugurou o primeiro eletroposto do Brasil. O local, exclusivo para abastecimento de carros elétricos, fica localizado na Zona Norte da cidade de São Paulo, no Bairro do Limão, e promete recargas rápidas de, em média, 35 minutos, a depender do modelo.

Segundo a empresa, esse é o primeiro de 35 eletropostos que serão inaugurados no Brasil até março de 2023, com a maioria absoluta sendo alocada na região sudeste, local com maior demanda de carros eletrificados. Para usar o serviço, porém, será cobrada uma taxa, algo inédito em termos de recarga de carros elétricos no país.

A tarifa de uso do eletroposto na modalidade de recarga ultrarrápida, ou seja, com o carregador de 150kWh é R$ 1,95 por kWh. Se você tiver um carro elétrico com bateria de 40 kWh, caso, por exemplo, do Nissan Leaf, o abastecimento levará apenas 35 minutos e será cobrado um valor de R$ 78.

Será possível fazer recargas bem rápidas em seu modelo elétrico no eletroposto da Shell (Imagem: Divulgação/ Shell)

"A chegada da Shell Recharge irá acelerar o desenvolvimento da eletromobilidade no País ao mesmo tempo em que oferece uma experiência única, inovadora e sustentável para nossos clientes, que poderão fazer viagens mais tranquilas com o apoio de uma rede de recarga elétrica nos postos Shell. Na Raízen, temos o privilégio de contar com a parceria global da Shell para trazer as melhores experiências e tecnologias adotadas no mundo inteiro para contribuir com nosso objetivo de liderar a expansão da eletromobilidade no Brasil e redefinir o futuro da energia", afirma Frederico Saliba, vice-presidente de Energia e Renováveis da Raízen, em comunicado.

Em comunicado, a Raízen afirma que o valor gasto em suas recargas é 50% menor do que um abastecimento de carro convencional. Claro que isso vai depender muito do modelo, mas levando em conta um carro como o Nissan Leaf e sua autonomia de praticamente 300km, é bem possível.

Como usar o eletroposto?

Se você quiser utilizar o eletroposto da Shell em São Paulo, terá, primeiramente, que baixar o aplicativo Tupinambá, já disponível para iOS e Android. Ao cadastrar o cartão de crédito, você terá a cobrança automática assim que utilizar o carregador pelo tempo que for necessário. Tudo é feito com muita facilidade.

Onde fica o eletroposto em São Paulo?

O primeiro eletroposto do Brasil fica localizado na Avenida Prof. Celestino Bourroul, 34, no bairro do Limão, em São Paulo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.