Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Primeiro carro movido 100% a energia solar será mostrado na CES 2023

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Dezembro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/ Squad Mobility
Divulgação/ Squad Mobility

A startup holandesa Squad Mobility promete agitar a CES 2023 mostrando o primeiro carro realmente pensado para ser abastecido somente com energia solar. Trata-se do Squad Solar City Car, um veículo de dois lugares desenvolvido para uso estritamente urbano e que será lançado nos Estados Unidos em 2024.

Segundo a empresa, o Squad é um carro elétrico com autonomia de até 100km (versão topo de linha) equipado com um painel solar no seu teto. Em cidades extremamente ensolaradas, o alcance pode ser estendido em até 31km, levando em conta que você saia de casa com a carga cheia e saia dirigindo por aí.

A velocidade máxima do Squad na versão L5, a menor, é de 45km/h, mas ele pode chegar a 70 km/h na variante L7, um pouco maior. E por falar em tamanho, seja qual for a opção, dois adultos trafegam com conforto e segurança, enquanto na maior, duas crianças podem ir no compartimento traseiro.

Continua após a publicidade

A Squad mostra por meio de fotos que é possível levar muitos objetos no carro, como se fosse um carrinho de golfe mais encorpado. Não há central multimídia ou coisas do gênero, mas há suportes para caixas de som e celulares, assim você pode usar o GPS e ouvir suas músicas.

O carro possui quatro baterias removíveis e substituíveis, cada uma com 6,4 kWh.

Parece familiar?

Continua após a publicidade

A Squad Mobility foi fundada em 2019 por Robert Hoevers e Chris Klok. Ambos são ex-funcionários da Lightyear com um longo histórico nas indústrias automotiva e de motocicletas e que recentemente lançou um supercarro elétrico com proposta parecida com a do Squad.

Tanto a Lightyear quanto a Squad chamam seus carros como "o primeiro carro solar do mundo", mas considerando que somente o modelo da startup holandesa consegue "sobreviver" sem ser espetado na tomada residencial — embora possa ser carregado assim —, esse rótulo cabe mais pare ele, sejamos justos.

"Estamos vendo um grande interesse dos EUA, especificamente para mercados como plataformas de compartilhamento, condomínios fechados, camping, resorts (à beira-mar), turismo, plantas corporativas, hotéis e resorts, parques de diversões e serviços urbanos", disse Hoevers, um dos fundadores da Squad.
Continua após a publicidade

A chegada da empresa aos EUA mostra que ela mira mais em clientes corporativos, mas sem fechar as portas para compradores diretos e entusiastas de tecnologia.

Squad Solar City Car: Preço e disponibilidade

O Squad Solar City Car será revelado ao mercado dos Estados Unidos durante a CES 2023, que acontece entre os dias 5 e 8 de janeiro, em Las Vegas/EUA. Todas as versões e preços serão revelados, mas a empresa afirma que o modelo de entrada tem valor estimado em US$ 6.250 (R$ 32.454, na cotação atual). Não há previsão de venda no Brasil.