Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lightyear 0 | Primeiro carro solar do mundo tem produção iniciada

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Dezembro de 2022 às 09h45

Link copiado!

Divulgação/Valmet Automotiv
Divulgação/Valmet Automotiv

A Valmet Automotiv confirmou que deu início à produção em série do Lightyear 0, carro mais aerodinâmico da história. Rotulado pela marca de “primeiro carro verdadeiramente solar do mundo”, o modelo tem como principal objetivo, segundo a própria fabricante, abrir caminho para a transformação da mobilidade.

“Uma nova era de mobilidade elétrica está aqui, e o lançamento do Lightyear 0 nos aproxima de nossa missão de mobilidade limpa para todos, em todos os lugares”, celebrou Lex Hoefsloot, CEO e cofundador da Lightyear.

Continua após a publicidade

Lightyear e Valmet Automotive se uniram para a produção do primeiro carro movido a energia solar do mundo em 2021. Após dar início efetivamente ao processo, e de reunir mais de 100 convidados e representantes da mídia automotiva nas instalações em Uusikaupunki, na Finlândia, Olaf Bongwald, CEO da Valmet Automotive, também destacou a importância do marco:

“Compartilhamos a motivação da Lightyear em criar soluções de mobilidade novas e mais sustentáveis ​​e estamos entusiasmados por fazer parte desse desenvolvimento inovador na indústria automotiva agora. Temos trabalhado juntos para nos prepararmos para a produção tranquila desses carros elétricos solares exclusivos.

Como é o Lightyear 0?

Continua após a publicidade

O Lightyear 0 tem como principal atrativo a autonomia absurda de 625 quilômetros por carga e ficar meses afastado da tomada. Afinal, apesar da bateria teoricamente pequena, de 60 kWh, o carro foi projetado para ter autonomia de até 70 quilômetros apenas utilizando luz solar.

O carregamento é feito por meio das placas fotovoltaicas instaladas no teto, e a montadora garante que não é preciso rodar horas a fio sob o sol escaldante. Segundo a Valmet, a captação de energia gera um alcance extra de 37 quilômetros a cada hora.

Em termos de desempenho, o Lightyear 0 não chega a impressionar, mas também não faz feio. Segundo os números divulgados pela marca — que não revelou as especificações do motor elétrico —, o carro movido a energia solar acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos.

Continua após a publicidade

Lightyear 0: Preço e disponibilidade

O preço para quem se interessou e quer levar o Lightyear 0 para a garagem não é nada convidativo. As primeiras 150 unidades custarão US$ 260 mil cada, e devem começar a ser entregues durante o primeiro trimestre de 2023.

A Valmet Automotive informou que a intenção é produzir um carro por semana, e que um modelo maior, chamado Lightyear 2, provavelmente com mais autonomia, mais potência e mais caro, está previsto para ter a produção iniciada em 2025.