Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview Volvo C40 Plus | A melhor alternativa contra a invasão chinesa?

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Novembro de 2023 às 09h30

Link copiado!

Felipe Ribeiro/Canaltech
Felipe Ribeiro/Canaltech

O Volvo C40 Plus é a versão de entrada do SUV coupé elétrico da montadora sueca. Chegando ao Brasil com um pouco de atraso em relação ao XC40 Plus, esse modelo vem para ampliar a gama zero emissão da empresa e, de quebra, tentar ser um trunfo a mais contra a invasão de elétricos chineses no mercado nacional.

Com um pacote de equipamentos realmente interessante, design arrebatador e nova configuração de motor, o Volvo C40 é uma opção real no crescente segmento dos elétricos, podendo, inclusive, fazer com que interessados por SUVs a combustão passem a considerar esse modelo. O preço é um dos fatores, claro.

O Canaltech teve a chance de experimentar em primeira mão o novo Volvo C40 Plus e vai te contar como foi esse primeiro contato com o SUV coupé elétrico.

Continua após a publicidade

Volvo C40 Plus: Primeiras impressões

A estratégia da Volvo com as variantes "Plus" de C40 e XC40 é de tornar seu modelo de negócio mais competitivo e democrático, mesmo se tratando de um carro elétrico. As alterações em relação ao modelo com dois motores são mínimas, e restritas mais ao powertrain e autonomia do que propriamente ao design e equipamentos.

Na linha 2024, o C40 Plus recebeu mudanças com relação às suas primeiras versões com apenas um motor. Agora, esse propulsor vai para o eixo traseiro e é fabricado pela própria Volvo. Com isso, a ideia da montadora era de dar melhor dirigibilidade, performance e "relacionamento" com a bateria de 69 kWh, as mesmas dos modelos 2023. Prova disso é a autonomia, que agora é de 475km no ciclo WLTP.

Na prática, pelo pouco tempo que conseguimos avaliar do C40 Plus, essas mudanças foram muito bem-vindas. Ao posicionar o motor de 241cv e 42,8 kgf/m de torque no eixo traseiro, o desempenho do SUV coupé parece ter sido mais anabolizado do que os números sugerem. No modelo 2023, esse propulsor despejava 231cv e 33,6 kgf/m.

As acelerações seguem vigorosas, como na maioria dos carros elétricos, mas sentimos que a diferença para o uso urbano em relação aos modelos P8 com dois motores e mais de 400cv é mínima, tornando as variantes Plus tanto do C40 quanto do XC40 muito, mas muito interessantes.

O comportamento do SUV coupé segue bem dinâmico e com a suspensão um pouco mais firme do que o habitual, proporcionando curvas bem seguras e poucos solavancos em terrenos ruins. O uso nesse nosso primeiro contato foi estritamente urbano, mas traremos o comportamento rodoviário em uma vindoura análise completa.

Continua após a publicidade

Em termos de equipamento, o Volvo C40 Plus vem bem completo, como é de se esperar. Não há som com assinatura e alguns outros recursos que vimos no C40 P8, mas há, por exemplo, todos os assistentes de condução da Volvo, incluindo a direção semiautônoma. No campo da conectividade, a central multimídia segue a mesma, com 4G nativo e as mesmas funcionalidades do Android Automotive.

Visualmente, pouco mudou. A única alteração significativa foi o novo desenho das rodas aro 19.

Volvo C40 Plus: O que esperar do SUV coupé elétrico?

Continua após a publicidade

A Volvo fez certo em trazer as versões de entrada do XC40 e do C40 ao Brasil, sobretudo por mantê-las com um ótimo powertrain e vantajoso pacote de equipamentos. Isso deve fazer com que a concorrência com as montadoras chinesas fique mais acirrada no futuro próximo.

Mesmo custando um pouco mais caro do que alguns concorrentes, o Volvo C40 Plus pode ser uma ótima opção no custo-benefício, principalmente porque segue trazendo sua conhecida segurança e experiência premium.

O Volvo C40 Plus tem preço sugerido de R$ 314.950