Publicidade

Preço médio do carro zero no Brasil quebra barreira e alcança valor absurdo

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen

O preço médio dos carros de passeio vendidos no Brasil subiu em agosto e ultrapassou a marca de R$ 150 mil, segundo dados obtidos pela consultoria K.Lume. De acordo com os resultados, o preço médio era de R$ 147.769,80 em julho, mas saltou para R$ 152.727,40 em agosto, o que representa um aumento de 3,4% em comparação com o mês anterior.  

Os números sugerem que os SUVs compactos, veículos com grande demanda, vêm impulsionando o aumento do ticket médio. Veja só: o Volkswagen T-Cross liderou o ranking com 7.702 unidades vendidas em agosto, seguido pelo Creta e Fiat Fastback, que somaram 6.649 e 5.040 unidades, respectivamente. 

No total, as vendas de carros novos somaram 213.838 unidades no mês passado; desse total, 172.336 são carros de passeio, enquanto os outros 41.502 são comerciais leves. O resultado indica queda de quase 7% em relação a julho. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Reflexos no mercado

As estatísticas mostram diferenças importantes entre os preços: os carros na faixa entre R$ 80 mil e R$ 120 mil perderam espaço, mas os modelos vendidos por valores entre R$ 140 mi e R$ 160 mil ganharam protagonismo suficiente para sustentar o aumento do ticket médio.  

Entre janeiro e agosto foram vendidos 1.576.029 carros — no período no ano passado, o total era de 1.529.609 unidades, o que sinaliza uma alta de 3%. A média diária de vendas em agosto foi de 10.735 unidades, representando crescimento de 1,5% em relação a julho.

Para a K.LUME, os resultados indicam os efeitos da taxa de juros elevada combinado ao baixo desempenho econômico, que vem mudando o mercado automotivo brasileiro. Estes fatores fazem com que o consumo no varejo fique concentrado naqueles que têm condições de adquirir SUVs mais caros, enquanto o público tradicional e de entrada perde espaço, o que leva a um mercado menor, mais restrito e com ticket médio mais alto.  

Leia também:

Vídeo: Peugeot 2008: conheça detalhes do SUV compacto

Continua após a publicidade

Fonte: AutoEsporte, Motor1

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*