3 motivos para NÃO comprar o Porsche Taycan 4S Cross Turismo
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

O Porsche Taycan 4S Cross Turismo, “perua” da família de esportivos elétricos da marca alemã, é um carro potente, belíssimo e excelente de dirigir.
- 5 motivos para COMPRAR o Porsche Taycan 4S Cross Turismo
- Review Porsche Taycan 4S Cross Turismo | Uma "perua" de respeito
A reportagem do Canaltech passou um tempo ao volante do elétrico alemão e pôde usufruir, na prática, de todas as modernidades do carro. As principais foram apontadas em 5 motivos para comprar o Porsche Taycan 4S Cross Turismo:
- Design premiado
- Desempenho de esportivo
- Dirigibilidade
- Painéis digitais
- Status
Há alguns pequenos detalhes, porém, que podem incomodar quem se dispõe a pagar uma verdadeira fortuna por um carro premium de tamanha magnitude e, portanto, espera algo próximo da perfeição.
Nada grave, mas que para os consumidores mais exigentes, esses pormenores podem se tornar motivos para NÃO comprar o 4S Cross Turismo.
Porsche Taycan 4S Cross Turismo: público-alvo
Um carro da marca Porsche é objeto de desejo de muitos, mas a faixa de preço em que se encontra, independentemente do modelo, acaba transformando o público-alvo em uma faixa bem diminuta da população.
O Taycan 4S Cross Turismo tem uma particularidade que reduz ainda mais o público-alvo do carro, já que é um modelo 100% elétrico e, portanto, não conta com a “simpatia” de alguns apaixonados pelos icônicos 718 Boxster GTS ou 911 Carrera, dotados do imortal motor 6 cilindros.
Quem busca por um Taycan 4S Cross Turismo é um cliente que já tem um viés mais ecologicamente correto, mas não abre mão de luxo, tecnologia e, principalmente, qualidade que os carros da Porsche oferecem.
Vale pontuar, porém, que nada é perfeito na vida, e a perua elétrica da Porsche não é exceção à regra. Com isso em mente, veja uma lista com 3 motivos que podem te fazer NÃO COMPRAR o Taycan 4S Cross Turismo.
3. Autonomia “freia” diversão
O primeiro dos 3 motivos que podem fazer alguém NÃO comprar o Porsche Taycan 4S Cross Turismo está ligado à autonomia da perua elétrica. Ou melhor: no quanto a autonomia sofre se o motorista quiser, digamos assim, se divertir um pouquinho a bordo do esportivo.
Apesar de ter autonomia declarada de 388 quilômetros no ciclo WLTP, o mais próximo da realidade brasileira, a bateria de 93,4 kWh se esvai rapidamente a cada acelerada mais forte, tanto partindo da inércia quanto em situações de ultrapassagens na estrada.
O resumo dessa história é bem simples: andando “na boa”, o Taycan 4S Cross Turismo até pode chegar perto da autonomia indicada pelo fabricante, mas, para isso, o motorista precisa resistir à tentação (e ela existe) de experimentar, repetidamente, de andar no modo “Sport Plus” e ver do que a perua elétrica é capaz.
2. Visibilidade traseira
O segundo motivo em nossa lista é o mesmo que também pontuamos após termos a experiência a bordo do Taycan Turbo S, “irmão” do Cross Turismo: a visibilidade traseira.
Apesar de ter câmeras a bordo para auxiliar nas manobras, o chamado “marinheiro de 1ª viagem” pode encontrar dificuldades, já que a visão tradicional, ou seja, por meio dos espelhos e do vidro traseiro, não é das melhores.
1. Praticidade
O Taycan 4S Cross Turismo é um carro de grandes proporções e, por conta disso, a missão de dirigir esse excepcional Porsche no dia-a-dia pode trazer alguns contratempos. Já imaginaram a tarefa de parar o carrão de 4,97 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,30 m de altura e com 2,90 m de entre-eixos em um shopping lotado?
Por conta disso, a praticidade fecha nossa lista de 3 motivos que podem fazer o consumidor repensar a respeito do modelo e NÃO comprar o Taycan 4S Cross Turismo.