Por que SP não isentou os carros elétricos do IPVA 2025?
Por Leo Alves |

Uma notícia que deu o que falar no fim de 2024 foi a isenção do IPVA 2025 para alguns carros eletrificados em São Paulo. O problema é que o governo paulista determinou que somente carros híbridos flex, de até R$ 250 mil, além de carros a hidrogênio, que não são vendidos no Brasil, serão beneficiados com a isenção do imposto.
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Mesmo em crescimento no mercado e vistos como a melhor alternativa para a redução das emissões, os carros elétricos ficaram de fora do benefício. E o motivo foi explicado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Ao comentar sobre o projeto de isenção do IPVA 2025, ele disse que “não vai dar isenção de IPVA para carro que vai ser produzido na Bahia ou no exterior”.
Segundo Tarcísio, é preciso pensar na vocação do estado de São Paulo e para onde ele deseja direcionar a indústria automobilística. O governador ainda cita que GWM, GM e Volkswagen vão produzir carros híbridos no estado, além de a Toyota já fabricar veículos híbridos flex no interior paulista.
Porém, General Motors (Chevrolet) e Volkswagen vão fabricar carros híbridos-leves, assim como a Fiat fez com Pulse e Fastback. No caso da Toyota, realmente são híbridos plenos e com motor flex. É o caso do Corolla, do Corolla Cross e do futuro Yaris Cross. A GWM também vai produzir carros híbridos flex em São Paulo, mas há outros poréns.
Por que deixar carros elétricos sem isenção do IPVA 2025?
O problema é que no início da produção, os carros da GWM devem ser feitos no regime CKD. Ou seja, a maioria das peças são fabricadas na China e os carros serão apenas montados no Brasil. E, se essa medida foi feita pensando no meio ambiente, os carros híbridos flex até podem poluir menos, mas ainda assim emitem gases poluentes.
Além disso, os carros híbridos-leves da Fiat serão beneficiados pela isenção do IPVA 2025. Porém, eles também não são feitos em São Paulo, já que a produção é em Betim, em Minas Gerais. Ou seja, a fala do governador do estado não se sustenta nem neste cenário.
Outro ponto levantado por Tarcísio foi a questão do ciclo da cana. Segundo ele, tudo é aproveitado no vegetal, sendo possível extrair o etanol de primeira geração, de segunda geração, o biometano e até hidrogênio é possível ser extraído da reforma do etanol. Por isso, o governador defende que São Paulo tem que se voltar para os biocombustíveis.
Pressão dos produtores de cana
O estado de São Paulo é o principal produtor de etanol do Brasil, com o interior sendo tomado por plantações de cana-de-açúcar. Sendo assim, os produtores de cana possuem uma importância grande para as ambições políticas no estado. Mesmo que o governador de São Paulo não admita, mas certamente houve um lobby grande para que os carros elétricos fossem prejudicados nas decisões da isenção do IPVA 2025.
Fontes ouvidas pelo CT Auto disseram que este lobby é bem possível. Portanto, a decisão do estado de São Paulo acaba prejudicando um veículo que não polui, e beneficia um tipo de carro que pode rodar até mesmo sem etanol, já que os híbridos flex conseguem queimar apenas gasolina.