Publicidade

Por que carros sedan não têm limpador de vidro traseiro?

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/ Mercedes-Benz
Divulgação/ Mercedes-Benz

Os carros do segmento sedan são espaçosos, confortáveis e estilosos, mas, para algumas pessoas, têm um inconveniente, especialmente em dias chuvosos: a ausência de um limpador de para-brisas no vidro traseiro.

Quem já teve a experiência de dirigir um sedan sabe que, em altas velocidades, mesmo com chuva, a ausência do acessório não chega a ser prejudicial, mas o mesmo não ocorre quando é preciso realizar manobras ou dar ré com o carro devagar. Nesse cenário, a água atrapalha (e bem) a visão.

Por que, então, não instalar o acessório? A explicação para as montadoras não projetarem seus modelos três volumes com o limpador do vidro traseiro é, na verdade, muito simples. E é isso o que o Canaltech vai contar para vocês agora.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Aerodinâmica explica

A primeira explicação para os carros sedan não terem limpador de vidro traseiro está na física. Como tem o porta-malas prolongado, o carro sedan tem aerodinâmica diferente de um hatch ou um SUV.

Por conta disso, em velocidades mais altas, o fluxo de ar desce pelo vidro traseiro de forma contínua e, assim, ajuda a escoar água e poeira, dispensando o acessório.

A segunda razão pela qual não tem limpador de vidro traseiro em carros sedan é ligada à dificuldade de montagem.

Como nos sedans o vidro traseiro é separado da tampa do porta malas (o que não ocorre em hatches e SUVs), a colocação do acessório demandaria de um trabalho intenso de engenharia para que ele não atrapalhasse a abertura do compartimento de bagagem.

LEIA MAIS:

Continua após a publicidade

Sedan com limpador fica “menos bonito”

Além das razões ligadas à física e às dificuldades técnicas de se instalar um limpador traseiro em carros sedans, há uma outra peculiaridade, desta vez ligada à estética de modelos que costumam primar pela beleza.

Quem se aventurou a “desafiar o sistema”, como a Mitsubishi, com o Lancer Evolution, lançado no Japão, certamente viu que, embora o acessório possa ser útil em dias de chuva e neve, o carro fica consideravelmente menos atraente. Talvez a ausência do limpador em sedans não seja má ideia, não é mesmo?

Continua após a publicidade

Confira outras notícias do Canaltech: