Placa Mercosul | Em quais países posso dirigir com a nova placa?
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

As placas de carros no padrão Mercosul são obrigatórias no Brasil desde 31 de janeiro de 2020. Desde então, os carros novos já são emplacados com essa peça, e os antigos foram, aos poucos, trocando suas identificações para estarem de acordo com as novas normas. Mas você sabe quais países adotam as placas Mercosul?
- Placa Mercosul | O que significam as cores vermelha, azul e verde?
- Placa Mercosul | Como descobrir a cidade de origem do carro?
A América do Sul é um continente em que é possível viajar de carro, mesmo que se levem dias e meses para conhecer os países. E, mesmo o Mercosul (Mercado Comum do Sul) sendo um bloco econômico oficialmente com quatro nações (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), outros países também possuem acordos e compartilham de algumas regras em comum, entre elas, a das placas dos carros.
O primeiro país a adotar essa padronização foi o Uruguai, seguido pela Argentina. Mas, atualmente, praticamente todos os países da América do Sul adotaram a placa Mercosul. Com isso, é possível viajar para eles com o seu carro sem maiores problemas, além de facilitar a fiscalização e outros requisitos de segurança.
Em quais países posso viajar com a nova placa Mercosul?
Os países que adotaram as placas Mercosul são:
- Argentina
- Bolívia
- Brasil
- Chile
- Colômbia
- Equador
- Guiana Inglesa
- Paraguai
- Peru
- Suriname
- Uruguai
- Venezuela