Publicidade

Pesquisa revela qual tecnologia "comum" é ignorada em carros novos

Por  | 

Compartilhe:
carro conectado tecnologias ia
Imagem gerada por IA/Gemini

Os carros modernos acumulam cada vez mais assistentes de condução e itens de conforto, mas isso não significa que os motoristas realmente utilizem essas funções. Uma pesquisa realizada no Reino Unido com 1.350 condutores mostrou que boa parte dos recursos permanece desligada ou pouco explorada. A campeã entre elas é, também, a mais comum em carros novos.

Continua após a publicidade

Entre os proprietários de veículos equipados com controle de cruzeiro adaptativo, também chamado de piloto automático adaptativo (o famoso ACC), 25,9% afirmaram nunca ter usado o sistema, enquanto 7% disseram nem saber como ativá-lo. O mesmo ocorre com outros equipamentos de segurança e comodidade, indicando que a presença da tecnologia não garante sua adoção.

Além disso, muitos motoristas consideram alguns sistemas “invasivos” ou sensíveis demais, preferindo desligá-los para evitar incômodos no dia a dia, especialmente comuns nos primeiros carros chineses que ganharam versões globais.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Recursos de assistência pouco usados

Mesmo entre itens de conforto sofisticados, o uso é baixo. Apenas 22% aproveitam bancos com massagem e 24,5% utilizam partida remota com frequência.

Além destes recursos, outros que não contam com a "simpatia" do usuário são os seguintes:

  • Assistente de permanência em faixa: 18% evitam utilizar.

  • Frenagem automática de emergência: 21,3% desligam diretamente.

  • Assistentes por voz: 17,8% nunca usam.

  • Head-up display de realidade aumentada: 17,1% não ativam e 7% não sabem operar.

Funções simples são mais populares

A pesquisa também mostrou diferenças por faixa etária. Jovens entre 25 e 34 anos usam mais modos de condução (38,3%) e carregamento sem fio (44,4%), enquanto motoristas acima de 55 anos têm adesão bem menor a essas funções.

Entre as funções mais antigas que estão na preferência do consumidor destacam-se o Bluetooth, com uso regular por 58,3% dos entrevistados, a câmera de ré, que faz parte do cotidiano de 45,7% dos usuários, e o GPS integrado, que ajuda ao menos 44,5% dos motoristas. O para-brisa aquecido, ótimo para desembaçar os vidros do carro, também é bem aceito: 41%.

Continua após a publicidade

Por falar em vidros do carro, deixo aqui uma pergunta importante: você sabe como fazer para desembaçar os vidros do carro no frio sem usar o ar-condicionado?