Pesquisa revela com que idade os motoristas abandonam o volante
Por Danielle Cassita |

Quando é a hora de deixar o volante? A questão é delicada e, para tentar respondê-la, a seguradora Mapfre fez um levantamento em parceria com o Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, de Barcelona. Segundo os resultados, os motoristas abandonam a direção aos 75 anos, em média.
- HB20 automático em promoção custa o mesmo que Chevrolet Onix manual
- Multa para ciclistas? Entenda o que diz a lei e o que vale na prática
De forma geral, o estudo indica que não há uma regra para se determinar a idade de deixar o volante. Na verdade, os resultados apontaram a necessidade de equilíbrio para evitar restringir a mobilidade de idosos de forma injustificada, mas sem colocar em risco os motoristas e terceiros.
Os dados mostraram que 45% dos ex-motoristas idosos entrevistados deixou de dirigir não por vontade própria, mas por pressão ou recomendação de familiares e pessoas próximas. Entre os motivos descritos, estão questões de saúde (41%), problemas de memória (36%), dificuldades ao volante (32%) e, em menor proporção, o diagnóstico de demência (23%).
Impacto emocional
Já sob a perspectiva dos familiares, 74% dos entrevistados afirmaram que o idoso deixou a direção contra sua vontade, enquanto 61% citaram limitações cognitivas. Finalmente, outros apontaram 35% dificuldades motoras ou deficiências na condução e 17% a confirmação de demência.
Para além dos números, a pesquisa destaca os efeitos emocionais dessa transição. Em entrevistas, os pesquisadores coletaram frases como “não sou mais o mesmo” e “minha família não confia em mim”. No total, 41% dos entrevistados relataram que o processo é uma experiência negativa e relacionada a sentimentos de perda e de frustração.
Leia também:
- Atitude simpática no trânsito pode render multa; entenda
- Chevrolet derruba preços do Onix, Tracker e Montana por tempo limitado
Vídeo: Como funcionam os novos radares de São Paulo e Curitiba?
Fonte: O Globo