Para a vida toda? 5 carros que os donos não vendem de jeito nenhum
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

Você provavelmente já ouviu alguém falar que “tal carro é para a vida toda”, não é mesmo?. Essa frase, na verdade, significa que o veículo em questão é tão bom que os donos não aceitam vender de jeito nenhum.
- 5 carros para fugir do popular com preços até R$ 50 mil
- Nostalgia: 5 sedans que marcaram época no Brasil
O mercado brasileiro, especialmente o segmento dos usados, conta com excelentes exemplos desses carros. Os motivos que levam os donos a não quererem vender variam de acordo com o modelo.
Alguns são preciosos por conta da mecânica “quase inquebrável”, outros pelo design. O que importa é que, quem tem, dificilmente vende. Confira 5 desses carros nessa listinha que o CT Auto preparou.
5. Toyota Etios
O Toyota Etios não chama a atenção pelo design ou pelas especificações técnicas, mas tem na mecânica impecável o grande trunfo para abrir nossa lista com 5 carros que são para a vida toda, pois os donos não vendem de jeito nenhum.
Projetado para o mercado indiano, mas trazido ao Brasil para colocar a marca na briga no segmento dos compactos, o Etios, especialmente na versão hatch, oferece um conjunto mecânico “quase inquebrável”, além de desempenho satisfatório e, claro, economia de combustível.
4. Nissan March
O Nissan March se encaixa no mesmo perfil do Etios e, por isso, quem é dono deste hatch subcompacto da montadora japonesa, não vende jamais. O “Micra”, nome original do March, foi vendido no Brasil em duas fases: importado do México (2012 a 2014) e com fabricação nacional (2014 a 2018).
O modelo foi um dos responsáveis pelo crescimento da marca Nissan no Brasil enquanto esteve em linha e, por isso, também faz parte de uma outra seleta lista: a de carros esquecidos no mercado de usados que são ótimas opções.
3. Fiat Doblô
Nossa listinha com 5 carros que são para a vida toda conta também com um modelo que é o favorito de quem trabalha no ramo de entregas: o Fiat Doblô, misto de SUV e furgão, aposentado desde 2021.
O Doblô reinou sem concorrentes no Brasil durante praticamente duas décadas, sempre aumentando a clientela por conta da versatilidade. O monovolume era espaçoso, tinha portas traseiras deslizantes e, dependendo da configuração, podia levar até 7 ocupantes. Por isso, quem tem um, dificilmente vende.
2. Volkswagen Up!
O Volkswagen Up! não chegou a fazer tanto sucesso quanto o Gol e o Polo, mas é um daqueles carros que são para a vida toda e, quem tem, dificilmente vende. O motivo? Há alguns pontos que tornam o pequeno hatch atraente, tais como:
- Desempenho do motor, especialmente o TSI (turbo)
- Projeto bem construído, pois é compacto, mas espaçoso
- Excelente consumo de combustível
1. Honda Civic
Chegamos ao fim de nossa lista com 5 carros que os donos dificilmente vendem com um que, atualmente, anda mal das pernas, mas já foi dominante na categoria dos sedans: o Honda Civic.
Hoje vendido apenas em versão híbrida, o modelo japonês não faz nem sombra aos mais vendidos da categoria no Brasil, mas, entre 1998 e 2021, enquanto foi produzido no Brasil, disputou pau a pau com o Toyota Corolla a preferência do consumidor.
E aí: curtiram a lista dos 5 carros que são para a vida toda, né? Então vamos relembrar quais são eles.
- Honda Civic
- Volkswagen Up!
- Fiat Doblô
- Nissan March
- Toyota Etios
Leia também:
- Guia de compras: 5 ótimos SUVs híbridos abaixo de R$ 200 mil
- Citroën joga preços de Basalt, C3 e Aircross no chão por tempo limitado
Vídeo: Testamos o Honda Civic híbrido! O melhor Civic de todos os tempos?