"Olho de Deus": BYD confirma que terá carros autônomos no Brasil
Por Paulo Amaral |

A BYD incorporou recursos de Inteligência Artificial em alguns carros da linha na China em fevereiro deste ano. O sistema, batizado como God’s Eye (Olho de Deus, na tradução), transforma até os modelos mais simples em carros autônomos e, em breve, chegará também ao Brasil.
- Abertura da fábrica na Bahia vai derrubar preços dos carros?
- Impacto dos produtos chineses faz gigante dos pneus fechar fábrica no Brasil
A confirmação partiu da própria Stella Li, vice-presidente executiva da marca, durante a solenidade de abertura da fábrica em Camaçari, na Bahia. A ideia, segundo ela, é democratizar o acesso às tecnologias de condução autônoma.
“Estamos tornando os sistemas avançados de mobilidade autônoma acessíveis em todos os carros vendidos no nosso país de origem e, em breve, faremos isso também no Brasil”, prometeu.
Li fez questão de afirmar que a BYD é “muito mais” que apenas uma montadora de carros. Segundo a executiva, ela atua como empresa de tecnologia e já gastou mais de R$ 150 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), incluindo investimentos no departamento que conta com 120 mil engenheiros.
Como funciona o “Olho de Deus” da BYD?
O “Olho de Deus” da BYD nada mais é do que um conjunto integrado de sensores e câmeras, controlado por IA, que permite ao carro “enxergar” tudo o que acontece ao seu redor e, assim, tomar certas decisões de forma autônoma para auxiliar o motorista.
Na China, até o momento há três versões disponíveis do God’s Eye, desenvolvidas para atender diferentes faixas de mercado. A mais simples, voltada para o BYD Dolphin Mini, conta com 12 câmeras, 12 sensores ultrassônicos e 12 radares.
As variantes mais avançadas, desenvolvidas para carros mais caros, incorporam sensores LiDAR e maior velocidade de processamento dos dados. Além disso, contam com recursos de navegação assistida em rodovias e estacionamento automático.
O “Olho de Deus”, é bom frisar, é uma das muitas novidades que a BYD tem inserido no mercado automotivo. Não custa lembrar que alguns modelos, como o U8 e o U9, já contam com recursos que permitem flutuar na água sem medo ou, então, "pular buracos e "dançar".
Leia também:
- Quais carros serão lançados no Brasil no 2º semestre de 2025? Confira
- Guia de compras: 5 ótimos carros para comprar por até R$ 50 mil
Vídeo: Baterias BYD: A Verdade por trás dos Mitos!