O que é um carro zumbi?
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Um carro zumbi, ao contrário do que o nome parece indicar, não é um “morto-vivo” que fez parte da icônica série The Walking Dead, hoje ainda em alta por conta das derivadas disponíveis em streamings, os famosos spin-offs. Os carros zumbis são modelos que saíram de linha, mas, de vez em quando, aparecem nas relações de novos emplacamentos em meio a automóveis tradicionais e atuais.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Carros zumbi | 5 modelos que morreram e continuam à venda no Brasil
- 5 carros tão feios quanto o Tesla Cybertruck
O fenômeno pode até soar esquisito, mas, na verdade, é fácil de ser explicado. Ele ocorre porque alguns carros antigos permanecem guardados por muito tempo, até que, por razões que só os proprietários conhecem, são licenciados e emplacados pela primeira vez. Assim, esses "zumbis" passam a constar na lista de emplacamentos dos 0km de determinado mês.
Brasil teve “invasão zumbi” em 2023
Entre janeiro e agosto de 2023, o mercado de carros 0km no Brasil contou com uma espécie de “invasão zumbi”, segundo os dados oficiais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave.
O órgão que divulga mensalmente o ranking de emplacamentos de carros 0km no Brasil informou que, naquele período, foram emplacadas unidades de três carros que fazem jus ao apelido de zumbi: Ford Corcel, Volkswagen Santana e Volkswagen Kombi (a Corujinha).
Carros zumbis na Europa
Os mais novos registros de carros zumbi remetem à Europa. Um levantamento do DataForce junto aos 27 países integrantes da União Europeia mostrou que muitos modelos que saíram de linha há anos foram emplacados como 0km em 2024.
O mais surpreendente dele e, possivelmente, o mais feio, ponto que o caracteriza ainda mais como merecedor do apelido zumbi, é o Fiat Multipla. O órgão apontou que o modelo, considerado mais “controverso” até que a Tesla Cybertruck, teve uma unidade emplacada recentemente. O espantoso é que o Multipla saiu de linha há 14 anos.
Além do pouco atraente carro da Fiat, também “voltaram à vida” na Europa nesse ano modelos como o Nissan 350Z, aposentado desde 2008, o Skoda Roomster e até uma unidade do Rolls-Royce Corniche, que saiu de linha há quase três décadas.
Assustador, não?