O que é um carro de tração dianteira?
Por Lucas Parente |

Caso você tenha um carro, muito provavelmente ele é tracionado apenas pelas rodas da frente. A tração dianteira foi uma das grandes invenções do século XX que ajudaram a baratear e popularizar os veículos ao redor do mundo.
- Como escolher o melhor pneu para seu carro? Veja dicas de especialistas
- Câmbio manual não é ruim; veja 3 vantagens dessa transmissão
No início, todos os carros, independente de tamanho e segmento, eram configurados com tração traseira. Foi assim que a indústria automobilística surgiu.
Porém, em 1939 a Citroën lançou Traction Avant, o primeiro carro com tração dianteira da história. E, até os dias atuais, essa configuração é a mais comum e utilizada por veículos de passeio.
A invenção dessa nova tecnologia permitiu uma construção mais simples e de menor custo para as montadoras, muito por conta da dispensabilidade do eixo cardã. Nesta configuração, a potência do carro é diretamente enviada para as rodas dianteiras, já que o motor e a transmissão estão montados na parte da frente.
Com uma construção mais simples, veio também outra vantagem: menos peso. Veículos com tração dianteira são mais leves, melhorando o consumo de combustível.
Exatamente por isso que grande parte dos carros vendidos atualmente só são produzidos e disponibilizados com tração nas rodas da frente.
Há também outro motivo para isso: carros de tração dianteira são mais fáceis de conduzir. Ao contrário dos modelos com tração traseira, é muito mais difícil perder o controle de um carro que traciona apenas as rodas da frente. Mas não quer dizer que isso nunca acontece.
Apesar de ser o tipo de tração mais comum, isso não implica que a dianteira seja superior às demais. Até porque essa resposta varia de acordo com cada proprietário e uso destinado para o veículo. Quer conhecer todos os tipos de tração de um carro? O CT Auto te conta aqui.
Leia também: