Como funciona a tração de um carro e quais são seus tipos?
Por Lucas Parente |

A tração é um dos principais pilares para o funcionamento de um carro. Estamos mais acostumados no dia a dia a ver e comprar veículos de tração dianteira, já que é a especificação mais utilizada nos carros vendidos nas concessionárias.
- De Shanghai a Wuhu: CT Auto conta como é dirigir no trânsito da China
- Ferrari 296 ganha versão 'Speciale' com 880 cv e peças da F80
De forma geral, também sabemos o funcionamento da tração de um carro: ela é responsável por movimentar o veículo. Mas, normalmente, não vamos a fundo para entender como esse sistema realmente funciona.
Para tirar suas dúvidas sobre o assunto, o CT Auto explicará tudo sobre tração, como funcionam e quais são seus tipos.
O que é e como funciona a tração do carro?
A tração é necessária em todos os veículos, independente do porte, segmento ou valor. Como já foi dito, ela é responsável por movimentar o carro. Mas como isso acontece?
A tração veicular opera transferindo a energia cinética do motor para as rodas. Ao superar a força de atrito entre os pneus e o solo com a potência transmitida, o veículo é capaz de se movimentar.
Ela também pode variar a cada veículo e até posicionamento, gerando uma condução completamente diferente para cada tipo de carro. Isso porque essa energia pode ser enviada apenas para as rodas dianteiras e traseiras, ou até mesmo para ambas ao mesmo tempo.
Quais são os tipos de tração?
A tração de um carro pode ser dividida em três categorias: dianteira, traseira e integral. Cada uma conta com uma especificidade e serve para um tipo de veículo.
Tração dianteira (FWB)
Conhecida por estar presente na maioria dos carros vendidos na concessionária, a tração dianteira é quase que autoexplicativa: a força é enviada apenas para as duas rodas da frente.
Esse tipo de tração tende a economizar na hora da construção, já que todos os demais componentes, como motor e caixa de direção, estão localizados na parte da frente do carro. Ela também permite veículos mais compactos.
Tração traseira (RWB)
Assim como a dianteira, a tração traseira recebe energia apenas nas rodas de trás. Porém, este tipo de sistema é mais comum ser visto em veículos mais caros e esportivos.
Com a força sendo enviada para trás, as rodas dianteiras ficam livres e passam a ter apenas uma função: a condução. Com isso, a resposta na dirigibilidade se torna mais ágil, assim como a aceleração.
4x4
Comum nos carros off-road, a tração 4x4 é conhecida por seu desempenho e brutalidade, fazendo com que picapes e outros tipos de carros superem qualquer tipo de terreno.
Nesse sistema, a força do motor é igualmente distribuída entre as quatro rodas. Além disso, a maioria dos veículos possuem a função controle de tração, que permite aos carros alternar entre as trações 4x4 e 4x2, dependendo do terreno ou necessidade.
All Wheel Drive (AWD)
O sistema AWD, que pode ser traduzido como “tração integral”, utiliza a mesma filosofia da tração 4x4, mas mais avançada. Mesmo que pareçam iguais, estes dois tipos de tração são diferentes.
Por aqui, a força do motor é enviada para as quatro rodas a todo momento, mas pode ser ajustada e distribuída por sensores conforme a necessidade. Assim, dependendo do trajeto ou terreno que o veículo está passando, pode ser enviado mais torque para as rodas dianteiras ou para as traseiras.
Esportivos, como Mitsubishi Lancer Evo, Toyota GR Corolla e a linha quattro da Audi são muito conhecidos por utilizar este sistema.
Leia também