Publicidade

O que é a cilindrada de um motor?

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Maio de 2022 às 09h27

Link copiado!

Divulgação/gargantiopa/Envato
Divulgação/gargantiopa/Envato

Na hora de comprar um carro, você já deve ter ouvido muito sobre o motor, como potência, torque e o consumo. Mas, no Brasil, historicamente sempre tratamos as nomenclaturas dos propulsores por meio de sua litragem: 2.0, 1.6, 1.4, 1.0 e por aí vai.

Esses números são abreviações da medição da cilindrada, que nos ajuda a entender muito sobre as capacidades do motor e suas tecnologias. Mas, o que é a cilindrada de um motor?

O que é a cilindrada de um motor?

Continua após a publicidade

A cilindrada de um motor significa a capacidade que ele tem de queimar a soma de combustível e ar por meio de seus pistões. A medição é em litros, mas, quando "traduzimos" em cilindradas, os números são esses: um carro 1.0 litro tem 1.000 cilindradas, um motor 2.0, tem 2.000 cilindradas.

Os motores de carros a combustão funcionam por meio da queima da mistura formada por uma proporção de combustível com outra de ar. Essa queima ocorre por meio de uma faísca, produzida pelas velas do veículo, dentro dos cilindros, que se movimentam por ali.

O pistão se movimenta graças a um eixo chamado virabrequim, que realiza voltas para girar o pistão. A cada "ida e volta", a mistura de combustível e ar entra. Sendo assim, um motor 1.0 é capaz utilizar um litro de gás combustível a cada rotação; um 2.0 usa dois litros, e assim por diante.

Continua após a publicidade

E o downsizing?

O downsizing é uma tecnologia cada vez mais utilizada pelas montadoras de carros. Ela consiste no uso de um motor de menor litragem, mas com ajuda do turbocompressor para acelerar o processo de queima de combustível e ar dentro dos cilindros, proporcionando mais potência e torque ao carro.

Por isso, nos dias de hoje, é natural ver carros com motores 1.6 turbinados serem mais potentes do que propulsores 2.0 ou 2.4 com aspiração natural.