Novo navio gigante da BYD vai levar até 9.200 carros de uma só vez
Por Danielle Cassita |

O oitavo navio da BYD já está em operação. Chamada “Jinan”, a nova embarcação entrou na ativa para transportar os carros da gigante chinesa pelo mundo e promete acelerar e acompanhar sua expansão global — com a vantagem de eliminar a necessidade de navios de terceiros.
- Nissan derruba preço do novo Kicks e SUV fica mais barato que Fiat Pulse
- Renault Kwid E-Tech 2026 muda (quase) tudo para enfrentar BYD Dolphin Mini
O Jinan se junta agora às embarcações Shenzhen, Xi’an e Changsha e, assim como seus antecessores, é híbrido e pode ser alimentado pelo tradicional óleo combustível ou por gás natural combinado às baterias da marca. Um dos maiores diferenciais do novo navio é sua capacidade, que permite levar até 9.200 carros; os demais comportavam "apenas" 7.000 unidades.
Com a chegada do Jinan, a BYD consegue autonomia logística para atender mercados estratégicos, como Europa, Sudeste Asiático e, claro, o Brasil: com todos os seus navios em operação, a marca promete transportar 64.800 carros. Se considerarmos os demais mercados, a contagem sobe para mais de um milhão de veículos.
Navio recorde e estratégia bilionária
A BYD investiu o equivalente a R$ 3 bilhões em suas oito primeiras embarcações. Todas são do tipo RoRo (roll-on/roll-off), ou seja, têm rampas para a entrada e saída dos veículos. O Explorer nº1, o primeiro navio do tipo, foi entregue em janeiro de 2024.
Aliás, algumas embarcações da frota já vieram às águas brasileiras — é o caso do Explorer Nº1, embarcação com quase 200 m de comprimento e 38 m de largura que atracou no porto Portocel (ES) no início do ano.
Aquela foi a segunda viagem da embarcação, que partiu de Ningbo, na China, e fez algumas paradas em Singapura e Port Louis após 40 dias de navegação.
Leia também:
- Multa para ciclistas? Entenda o que diz a lei e o que vale na prática
- Ford Territory 2021 despenca no mercado e vira opção de baixo custo entre SUVs
Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!
Fonte: QuatroRodas