Nova lei do IPVA avança e pode liberar carros antigos de imposto em todo o país
Por Danielle Cassita |

Uma mudança significativa nas regras do (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), o IPVA, está prestes a avançar na Câmara dos Deputados. O projeto visa padronizar em 20 anos a idade mínima para a isenção do imposto em todo o território nacional. A medida já foi aprovada pelo Senado e, se for aplicada, vai unificar o benefício que hoje varia consideravelmente entre os estados.
- Hyundai derruba preço do Creta 2026 e SUV sai mais em conta que Onix Plus
- Ram derruba preços e picape fica mais em conta que a Toro, mas por pouco tempo
No momento, a comissão especial da Câmara se prepara para analisar a PEC 72/23, voltada para o tema. Por ora, o relator e deputado Euclydes Pettersen já apresentou relatório favorável.
Se a PEC for aprovada, a regra dos 20 anos passa a valer no país inteiro. Vários estados já concedem a isenção do IPVA para carros antigos contanto que tenham sido fabricados até de 10 a 20 anos.
Próximos passos da mudança do IPVA
Os principais impactos da medida vão ser sentidos nos estados que ainda não adotaram a política, como Minas Gerais e Santa Catarina, que passam a ser obrigados a conceder o benefício. No entanto, a mudança não vale para micro-ônibus, reboques e semirreboques.
Vale lembrar que a PEC 72/23 ainda precisa passar por duas votações no Plenário principal da Casa para somente depois ser promulgada.
Leia também:
- Quanto custaria um Escort Hobby hoje, com a inflação?
- Qual vale mais a pena comprar: carro híbrido, elétrico ou a combustão?
Vídeo: Como funcionam os novos radares de São Paulo e Curitiba?
Fonte: AutoPapo