Nova CNH elimina "terror dos motoristas" da prova prática em 4 estados
Por Danielle Cassita | •

As mudanças no processo para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) acabaram de ganhar mais um capítulo: a temida baliza deixou de ser obrigatória nos exames práticos de São Paulo, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) dos respectivos estados. Santa Catarina deve ser o próximo estado a eliminar a etapa.
- Como fica a situação da CNH para 2026? Entenda
- CNH sem autoescola: como ficam os preços da 1ª habilitação?
Agora, a manobra que é o pesadelo de muitos candidatos já não pode ser mais cobrada nas provas práticas. Sem a baliza, o exame prático passa a avaliar com maior rigor o comportamento do motorista no fluxo urbano com o acompanhamento do examinador do Detran.
Segundo o Detran-SP, itens como o uso correto das setas, conversões seguras e o respeito à sinalização de parada seguem essenciais para a aprovação. “O trajeto do exame prático permanece conforme o modelo atualmente praticado”, declarou o Detran-SP.
Mudanças na CNH
Outra mudança importante no processo está nos pontos que podem ser atingidos durante o exame: antes, o candidato podia perder apenas 3 pontos, mas agora o limite subiu para 10. Além disso, a classificação dos erros acompanha o Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, varia de leve (1 ponto) a gravíssima (6). Se for reprovado, o candidato pode fazer novas tentativas até conseguir a aprovação.
Vale destacar que, como os órgãos de trânsito dos estados brasileiros precisam ajustar seus sistemas, nem todas as normas já estão valendo. Portanto, o mais adequado é sempre consultar o Detran local para verificar o que já mudou.
Leia também:
- Novas regras para obter a primeira CNH derrubam preços das autoescolas
- Renovação automática da CNH já está valendo? Veja como funciona
Fonte: Autoesporte