Nissan e Renault anunciam plataforma integrada em nuvem

Por Rafael Rodrigues da Silva | 22 de Março de 2019 às 12h42

Em anúncio feito nesta quarta-feira (20), as gigantes automotivas Renault, Nissan e Mitsubishi confirmaram que irão lançar ainda este ano o Alliance Intelligent Cloud, uma plataforma automotiva conectada à nuvem que será utilizada ainda este ano nos modelos Leaf, da Nissan, e Clio, da Renault.

Utilizando tecnologia da Microsoft, o Alliance Intelligent Cloud foi desenvolvido não apenas como uma sistema de navegação e assistência para os usuários, mas também para coletar dados de trânsito que poderão ser usados pelas montadoras no desenvolvimento de veículos autônomos no futuro.

A plataforma está em desenvolvimento desde 2016, quando a parceria entre Renault, Nissan, Mitsubishi e Microsoft foi anunciada. O sistema é baseado na plataforma em nuvem Microsoft Azure, o que permite que os automóveis recebam atualizações sobre o trânsito, diagnósticos sobre performance do veículo e funcionem como roteadores de internet em tempo real.

Por enquanto, ainda não há planos para levar o sistema para os carros da Mitsubishi, já que a fabricante japonesa ainda está em um processo de atualizar os seus veículos para torná-los possíveis de se conectar à nuvem.

Fonte: CNet

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.