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Nissan cria tinta que promete reduzir calor dentro do carro

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/Nissan
Divulgação/Nissan

A Nissan se uniu à empresa chinesa Radi-Cool, especialista em resfriamento de produtos radioativos, para desenvolver uma tinta capaz de reduzir a temperatura interna dos carros expostos a situações de calor extremo.

A montadora japonesa explicou os benefícios que a novidade trará ao segmento automotivo. O principal deles, de acordo com a Nissan, será o de “reduzir a temperatura ambiente do interior de um veículo em dias quentes e, assim, reduzir o consumo de energia do sistema de ar-condicionado”.

Os testes iniciais foram realizados em novembro de 2023, no Aeroporto de Haneda, em Tóquio (Japão), com a tinta fria aplicada em uma van da marca modelo NV100. O carro ficou exposto às altas temperaturas e, de acordo com os resultados divulgados, “apresentou redução de até 12ºC nas temperaturas da superfície externa e um interior mais fresco em até 5ºC em comparação a um veículo com pintura automotiva tradicional”.

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“Uma cabine mais fria não é apenas mais agradável de entrar, mas também requer menos tempo de funcionamento do ar-condicionado para resfriar o habitáculo a uma temperatura confortável. Isso ajuda a reduzir a carga do motor ou, no caso de um veículo elétrico, a consumir menos energia das baterias”, explicou a marca.

Como funciona a tinta fria da Nissan?

A tinta fria da Nissan incorpora metamateriais, compostos sintéticos com estruturas que apresentam propriedades normalmente não encontradas na natureza. Eles se comportam de acordo com suas estruturas e não em função de suas composições materiais.

Esse material apresenta duas partículas de microestrutura que reagem à luz. Uma reflete os raios infravermelhos próximos da luz solar que normalmente agem dentro da resina da tinta tradicional para produzir calor. A segunda cria ondas eletromagnéticas que neutralizam os raios solares. Juntas, as partículas pintura fria reduzem a transferência de calor para superfícies como o teto, capô, portas e painéis, diminuindo, assim, o calor interno na cabine.

Susumu Miura, gerente sênior e especialista do Laboratório de Materiais Avançados e Processamento do Centro de Pesquisa da Nissan, é o responsável pelo projeto, e está muito satisfeito com os primeiros resultados obtidos.

"Meu sonho é criar carros mais climatizados sem consumir energia", explicou Miura. "Isto é especialmente importante na era dos veículos elétricos, onde a carga do funcionamento do ar-condicionado em dias quentes pode ter um impacto considerável no estado da carga", completou.

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O responsável pelo projeto espera que, futuramente, a tinta fria possa ser oferecida para pedidos especiais e em uma variedade de cores. Miura afirmou que ela tem enorme potencial, “especialmente para aplicações em veículos comerciais leves, como vans, caminhões e ambulâncias, que passam a maior parte do dia circulando”.