Nissan aposta na energia solar para aliviar grande problema dos carros elétricos
Por Danielle Cassita |

A Nissan trouxe uma versão diferente do Ariya. A nova apresentação conceitual mostra o SUV equipado com três painéis solares no capô, teto e tampa do porta-malas como resultado de uma parceria com a Lightyear, firmada com o objetivo de transformar a luz solar em eletricidade para as baterias do carro. Assim, dá para reduzir a dependência das recargas.
A eficiência do sistema chega a até 23 km, o suficiente para deslocamentos urbanos, mas vale lembrar que este valor está diretamente ligado às condições de cada região. Em locais com alta incidência solar, como Dubai, o carro pode recuperar até 21 km de autonomia por dia, enquanto em cidades como Londres o ganho médio cai para 10 km diários.
Aliás, o recurso traz benefícios até com o carro em movimento: segundo a marca, uma viagem de apenas duas horas em um dia bem ensolarado pode trazer até 3 km extras à bateria. Nada mau, né?
Independência energética
Segundo Shunsuke Shigemoto, diretor da montadora, a iniciativa veio para trazer mais liberdade aos condutores, menor dependência dos pontos de carga e, finalmente, uma mobilidade mais limpa.
Já a Nissan projeta que o uso da tecnologia pode reduzir a frequência de recargas em postos elétricos entre 35% e 65%. O avanço representa um salto na independência energética dos carros elétricos (EVs), o que fica ainda mais significativo nos locais onde a infraestrutura de carregamento ainda é limitada.
Leia também: