Publicidade

Navio lotado com carros elétricos pega fogo e é abandonado em alto mar

Por  | 

Compartilhe:
Internet/Reprodução
Internet/Reprodução

Um navio com cerca de 3.000 veículos a bordo foi abandonado em alto mar no Alasca após um grave incêndio. O caso aconteceu nesta terça-feira, dia 3 de junho. 

Desse total, cerca de 800 unidades eram de carros elétricos, o que dificultou ainda mais o controle do fogo, já que os materiais usados na produção das baterias são altamente inflamáveis. 

O cargueiro em questão é o Morning Midas, operado pela empresa Zodiac Maritime. Apesar da gravidade do acidente, não houve feridos. Todos os 22 tripulantes foram retirados com vida do navio. 

Ainda não se sabe a causa do incidente, mas, segundo os tripulantes, o princípio de fumaça foi visto saindo do convés onde estava localizado os veículos elétricos. Portanto, mesmo que o incêndio não tenha sido iniciado a partir de uma falha elétrica no carro, seu sistema pode ter agravado a propagação do fogo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo a Guarda Costeira dos EUA, o cargueiro foi abandonado no meio do Oceano Pacífico, mais especificamente a cerca de 482,8 km da cidade de Adak, no Alasca. 

Qual destino do cargueiro e quais os carros estavam a bordo?

O Morning Midas possui a bandeira da Libéria, mas nesta última viagem saiu no dia 26 de maio diretamente do porto de Yantai, na China, com destino a Lázaro de Cárdenas, no México. 

Dentro do navio estavam carros de algumas fabricantes chinesas muito conhecidas no Brasil, como a Chery e a GWM. Esta última contava com cerca de 140 modelos a bordo, segundo a imprensa local. A Chery, porém, preferiu não comentar o caso.

Na cidade de Yantai também está localizada a fábrica da SAIC-GM, uma joint venture entre a fabricante chinesa SAIC e a General Motors. Não foi informado se haviam modelos da marca a bordo do navio. 

A empresa responsável pelo fretamento, aliás, era a própria SAIC, através de sua subsidiária Anji Logistics. 

Continua após a publicidade

Vídeo: Baterias BYD: A Verdade por trás dos Mitos!