“Musk brasileiro” promete fabricar sedan híbrido no Espírito Santo
Por Paulo Amaral |

Flávio Figueiredo Assis, dono da Lecar, fabricante de carros eletrificados, foi apelidado de “Elon Musk brasileiro”, em alusão às semelhanças com o bilionário estadunidense CEO da Tesla, da Space X e do X (antigo Twitter), entre outras empresas importantes.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Lecar Model 459 | Conheça o carro elétrico brasileiro liberado para testes
- Musk nega ter dado Cybertruck com metralhadora a militar russo
O empresário, assim como Musk, é apaixonado por carros eletrificados e, após trocar o projeto do Lecar Model 459 BEV pelo de um modelo PHEV, anunciou que está captando recursos para montar uma fábrica própria no estado do Espírito Santo e, assim, produzir o sedan híbrido plug-in no Brasil.
Em nota oficial, o CEO da Lecar informou que o investimento será na casa dos R$ 870 milhões, somando-se o montante necessário para erguer a planta e para a automação completa da linha de montagem. O empresário brincou ao afirmar que os números são factíveis, ao contrário dos bilhões que outros fabricantes anunciam, mas “não se vê na prática”.
Segundo o “Musk” brasileiro, as instalações terão uma área construída de 100.000 m², capacidade para produzir 120 mil carros por ano e de gerar até 4.500 empregos, diretos e indiretos. O projeto tem previsão de ficar pronto no segundo semestre de 2026.
“Carro elétrico sem tomada”
O “Musk brasileiro” também tem um discurso bem parecido com o original. Pelo menos no que diz respeito à empolgação quando fala em novas tecnologias a serem aplicadas no mercado automotivo.
O empresário prometeu que a Lecar terá “o primeiro carro elétrico sem tomada do mundo”. Segundo Flávio Figueiredo, o vindouro híbrido flex da Lecar terá condições de rodar até 1.000 quilômetros com apenas 30 litros de etanol no tanque, graças à ajuda da eletrificação para tracionar as rodas.
A alteração nas linhas de produção vai atrasar a chegada do carro eletrificado da Lecar às ruas. O modelo 100% puro estava previsto para ser lançado ainda em 2024, mas, com a adoção do sistema híbrido flex, dificilmente o "Elon Musk brasileiro" mostrará seu novo projeto ao mundo antes de 2025.