Publicidade

Motorista faz 'gato' em poste para carregar carro; saiba por que é perigoso

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

No último final de semana, viralizou nas redes sociais o vídeo de um carro sendo carregado através da fiação elétrica de um poste no bairro Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. 

Pelas imagens, é possível ver que o modelo sendo carregado pelo “gato” é um BYD King, com sistema híbrido plug-in.

O cinegrafista também comenta sobre a cena, que pode ser classificada como um tanto quanto curiosa. “O Rio de Janeiro não é para amadores”, afirma o homem. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Apesar da pessoa do vídeo ter levado na “brincadeira” a situação, é importante lembrar que fazer um “gato” na fiação pública é considerado crime no Brasil, além de ser perigoso. 

Esse tipo de ação pode acarretar em sérios riscos à saúde para si próprio e/ou terceiros que estejam no local. 

Por que é perigoso carregar o carro assim?

Esse tipo de ligação não segue nenhum padrão técnico e pode gerar consequências irreversíveis para as pessoas, como choques elétricos graves, explosões e outros.

No caso do carregamento do carro, além do risco de vida, a pessoa também está propensa a causar danos ao sistema elétrico do veículo. Sem os padrões de segurança corretos, superaquecimentos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios podem acontecer. 

E tudo isso poderia ter sido evitado com apenas uma tomada de 220V, já que a maioria dos carros híbridos plug-in e elétricos vêm de série com um carregador portátil. Ao utilizar um carregador certo e um sistema de energia com padrões técnicos, você evita acidentes com o carro e para si próprio. 

Continua após a publicidade

Algumas empresas oferecem até a instalação de um carregador wallbox na hora da compra, facilitando ainda mais a utilização do veículo. 

Leia também:

Vídeo: Chegou a hora dos carros elétricos?

Continua após a publicidade
Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*