Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft estreia sistema de telemetria em tempo real na Porsche Cup

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Novembro de 2023 às 20h20

Link copiado!

Divulgação/ Porsche Cup
Divulgação/ Porsche Cup
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou um novo sistema de telemetria avançada que vai estrear na próxima etapa da Porsche Cup, que acontece neste sábado (18) em São Paulo. Com esse recurso, as equipes da competição terão acesso a todas as informações do carro em tempo real, de modo a corrigir eventuais problemas nos carros e ajudar os pilotos.

O projeto, feito em parceria com a consultoria e especialista em Big Data, BlueShift, vai coletar dados de telemetria dos carros da Porsche Cup e armazená-los no Microsoft Azure, o serviço de nuvem da Gigante de Redmond.

Informações como tempo de frenagem, curso de suspensão, esterçamento, nível de combustível, traçado da volta e pressão de pneus são colhidas na hora e, via rede 4G criptografada, enviadas para cada uma das equipes da Porsche Cup. De posse desses dados em tempo real, elas vão poder tomar decisões ou efetuar correções e ajustes nos carros.

Continua após a publicidade

Como os dados são colhidos?

Um dispositivo de IoT da Ituran, outra parceira da Microsoft no projeto, é instalado em cada um dos carros e é conectado com uma rede privada e criptografada. Essa conexão é feita por indução, ou seja, não interfere em nada na construção ou peso do veículo. O diagnóstico é feito na hora e pode, inclusive, ser passado para o piloto via rádio, dependendo do problema.

"Caso o piloto esteja efetuando alguma manobra equivocada, agora a equipe pode, caso seja necessário, orientá-lo a fazer um pouco diferente na próxima volta ou no dia seguinte na corrida, por exemplo. Tudo fica armazenado e não há mais a necessidade de se espetar um pendrive para colher a telemetria", explicou Dener Pires, CEO da Porsche Cup no Brasil, em entrevista ao Canaltech.

Continua após a publicidade

Para efeito de comparação, antigamente os dados eram coletados por meio de cabos que eram conectados aos carros para extrair as informações. Esse processo poderia levar até 30 minutos e era necessário que o carro parasse nos boxes para que o processo fosse concluído. No atual sistema lançado pela Microsoft, tudo é feito muito mais rápido, sem a necessidade de deslocamento de engenheiros e outros técnicos.

Como a telemetria influencia a Porsche Cup?

Todos os carros da Porsche Cup são iguais, restando aos pilotos e equipes fazerem os melhores ajustes e estratégias para vencer as provas. Com tamanho equilíbrio, cada décimo de segundo que pode ser ganhado com alguma mudança de atitude na pista é valioso.

Continua após a publicidade

"Se um piloto estiver frenando muito cedo em uma curva e perdendo tempo por isso, a equipe pode dar uma dica para que isso seja feito diferente na próxima. Já em termos físicos, se um carro estiver com alta rolagem de carroceria e perdendo décimos, o sistema vai indicar e mostrar que pode ser feito um ajuste na barra estabilizadora, por exemplo", explicou Pires.

No futuro, com a chegada do 5G ao sistema, tudo ficará ainda mais rápido e a interferência nos dados será ainda mais precisa por parte das equipes. Será possível, por exemplo, acionar os sistemas de segurança dos carros em caso de necessidade.

Quando acontece a próxima etapa da Porsche Cup?

Continua após a publicidade

A próxima etapa da Porsche Cup, que vai estrear, de fato, a tecnologia de telemetria avançada, acontecerá neste sábado, dia 18 de novembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Pilotos como Bia Figueiredo, Rubens Barrichello, Max Wilson e Ricardo Zonta estarão no grid.