Publicidade

Mercedes cria tinta mágica que dá 30 km extras de autonomia aos carros elétricos

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Mercedes-Benz
Divulgação/Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz ainda está um pouco perdida quanto ao seu futuro eletrificado. Sua linha de elétricos não deslanchou e a marca de luxo pretende, pouco a pouco, retirar a nomenclatura EQ do mercado, transformando seus modelos tradicionais em elétricos, mas sem mudar os nomes que já são consagrados.

Paralelamente a isso, a fabricante alemã tem buscado alternativas para o desenvolvimento dos novos carros elétricos. E, segundo o site Smartprix, até mesmo uma pintura especial está nos planos da montadora. O mais impressionante é que ela ajudaria a aumentar a autonomia, ainda que em poucos quilômetros.

De acordo com o site, o plano da Mercedes-Benz é desenvolver uma tinta especial com pequenos módulos de captação solar. Dessa forma, seria possível transformar a luz solar em energia elétrica, para fornecer mais autonomia para os carros elétricos da montadora.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Por ser aplicado diretamente à pintura, os módulos solares seriam extremamente finos. Sendo assim, nem mesmo o peso do carro aumentaria de maneira considerável, por ser algo leve de ser aplicado. Entretanto, há alguns desafios para essa solução.

Inovação da Mercedes para carros elétricos

De acordo com as informações da mídia internacional, a tinta solar da Mercedes teria apenas 5 micrômetros de espessura, o que é menor que um fio de cabelo humano. Além disso, o peso seria de apenas 50 gramas por metro quadrado. Um carro tem cerca de 10 metros quadrados, então o peso aumentaria apenas meio quilo.

No melhor cenário possível, a tinta da Mercedes-Benz poderia aumentar a autonomia em cerca de 30 km. Porém, assim como acontece com as placas solares, é preciso que haja uma exposição solar adequada para o sistema funcionar corretamente. O outro problema é a questão do valor da tecnologia, já que essa tinta seria mais cara. Por tudo isso, ainda não há uma previsão de quando essa tecnologia será lançada.

Leia também:

Fonte: Smartprix

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*